
Mais tarde, em entrevista ao site Eurogamer, Masaru Kato, vice-presidente executivo e CFO da Sony revelou que devido a crise aconômica e recentes problemas financeiros da empresa, a quantidade de recursos despendida no desenvolvimento do console não seria tão significativa quanto o que fora investido para o PS3, conhecido por ter tido um investimento em desenvolvimento elevado, principalmente por apostar em tecnologias ainda não consolidadas e popularizadas como o leitor de Blu-Ray Discs e o Cell Processor. Entretanto, mesmo com tamanhos recursos empregados e uma vasta rede de parceiros, o console amargou o terceiro lugar no número consoles vendidos em comparação com os concorrentes Nintendo Wii e Microsoft Xbox 360.
Masaru ainda fez questão de salientar que apesar do advento do PS4, o Playstation 3 ainda tem um boa vida útil pela frente: "este é um negócio de plataformas, então já estamos desenvolvendo a próxima - sobre a qual não posso comentar nada ainda". Segundo rumores, a empresa planeja se aproveitar de componentes mais baratos e que possam ser solicitados em grandes quantidades sem onerar demasiadamente o preço final do novo aparelho.
Enquanto isso, o próximo console dessa nova geração de video games deverá ser mesmo o Project Cafe, que segundo a Nintendo deverá ser revelado no dia 7 de junho na próxima E3, o maior evento do setor, e disponibilizado para venda já em 2012.