quinta-feira, agosto 19, 2010

Desbloqueando Modens 3G Huawei [UPDATED]

Se você foi um dos que caiu nos contos de fadas das operadoras de telefonia, que prometiam velocidades próximas a da luz, baixo valor na conta, modem "grátis" (bloqueado), tráfego "ilimitado", enfim, mundos e fundos, e depois se arrependeu e cancelou o plano, mas ficou com um modem 3G bloqueado paradão, saiba que se seu modem for Huawei, ele pode ser facilmente desbloqueado.

A decepção causado pelas operadores de telefonia é sem limites. E no 3G, não foi diferente. Inicialmente o acesso 3G foi vendido como a "banda larga de qualquer lugar", o que realmente poderia ser, mas devido a baixa qualidade das operadores nacionais o que tivemos foi acesso a internet numa velocidade que após um certo tempo fica próxima a 110 Kbps, o que nem sequer é considerado banda larga.

Além disso há o problema do limite de tráfego, pois muitos vendedores informam que você pode navegar a vontade sem se preocupar com o valor da conta, mas, não é bem assim. Os primeiros planos que foram feitos realmente eram dessa forma, só que, algum espertinho resolveu fazer novos planos com o cliente pagando por tráfego além da franquia, mas "esqueceu" de avisar os vendedores. O resultado disso foram contas que de R$ 45,00 pularam para R$ 600,00, R$ 1.200,00, etc.

Após a revolta e cancelamento do plano, sobra o modem "grátis", porém bloqueado, então no mundinho perfeito da Anatel você pede que a operadora faça o desbloqueio. Mas eles se negam, pedem 20 mil protocolos e no fim das contas por causa de uma claúsula em letras hiper minúsculas no seu contrato dizem que não podem fazer. Só lhe resta recorrer a Anatel, que é uma empresa pública tipo a dos Aspones, ou seja, todo mundo sabe que existe, só não sabe o que fazem e nem quem trabalha lá... No fim você percebe que as operadores não tem o menor respeito pelo consumidor. Se chegar nesse ponto, entre com uma ação judicial e peça uma indenização bem gorda. Porém se esse modem for Huawei, você pode desbloqueá-lo e usar em qualquer operadora!

Antes de tudo, aconselho a remover o programa discador personalizado da antiga operadora e instalar o oficial da Huawei, que também é o firmware mais atualizado para seu modem. Isso te ajudará no desbloqueio, pois simplificará o processo conforme explicarei depois. Acesse http://www.huaweidevice.com/worldwide/productFamily.do?method=index&directoryId=2462&treeId=462 clique no seu modem, depois na aba download e baixe o arquivo da seção software. A atualização é super rápida, bastando seguir o next-next-finish.

Após atualizar o firmware, você deve acessar o site http://a-zgsm.com/huawei.php [NOVO LINK http://a-zgsm.com/freecode/]e informar o imei do seu modem, e então receberá o código de desbloqueio. Coloque o chip de outra operadora, não precisa ser um chip com 3G liberado, pode ser de um pré-pago sem plano de dados, e espete o seu modem no micro. Então se abrirá uma caixa de diálogo solicitando o código de desbloqueio, basta você digitar e seu modem estará desbloqueado!

Caso você não tenha trocado o discador do seu modem, pode ser que essa janela de solicitação de desbloqueio não apareça, nesse caso você terá de usar o programa HUAWEI Modem Code Writer, disponível para download em http://www.sagmaster.com/download/10SMTi/HUAWEI_MODEM_Code_Writer.rar e informar o código de desbloqueio direto no firmware do seu modem. Após isso, para usar o modem na outra operadora que deseja, você deve baixar o discador dela em http://www.huawei.com/pt/catalog.do?id=1626 e fazer a instalação.

Divirta-se livremente!

quarta-feira, agosto 18, 2010

Programando para Android : Conhecendo o Google Android



Motivado pelo ingresso do colega Solleon no mundo dos smartphones de baixo custo como o GPad, Acabei me interessando pelo lado do desenvolvedor desse tipo de dispositivo. Afinal, com tantas possibilidades para entrar nesse mundo, qual seria o melhor OS ou pelo menos aquele com maior potencial de crescimento? Java for Mobile Devices, Windows mobile, Symbiam, Iphone, Blackberry.. quem escolher?

Em pesquisa realizada pelo Gartner, até o final do segundo trimestre desse ano as vendas de aparelhos celulares alcançaram os números de 325,6 milhões, representando um crescimento de 13,8% em comparação com 2009. Um ponto interessante nesses números é que 19% desses aparelhos são smartphones, ou seja, aqueles celulares avançados com diversas funcionalidades disponíveis como acesso a e-mails, IM, internet (alguns até com acesso a redes wi-fi), GPS, Bluetooth, além de outros aplicativos como suítes de aplicativos para escritório, etc..

E nesse campo eu aposto as minhas fichas no "robôzinho" da Google. E não é para menos, segundo a mesma pesquisa o crescimento de vendas dos celulares com Android subiu de mínimos 756 mil aparelhos vendidos em 2009 (1,8% de participação no mercado) para 10 milhões no segundo trimestre de 2010 (17,2% de participação no mercado), quando alcançou o terceiro lugar entre as plataformas móveis mais utilizadas. Atrás apenas do Symbian da Nokia e da RIM (fabricante do Blackberry) e à frente da Apple (quem diria não é?). E esse bom desempenho não se deve apenas pelo peso do nome da Google...



Para entendermos o sucesso do Android, temos que entender primeiramente o contexto no qual ele fora criado. Antes de mais nada, no mercado de telefonia móvel, o foco da competição entre as empresas se dá pela venda de aparelhos e não pelos OS e aplicativos em si, logo nada mais natural que empresas como a Google, HTC, LG, Motorola, Samsung, Sony Ericsson, Toshiba, Sprint Nextel, China Mobile, T-Mobile, Asus, Intel, Garmin, entre outras se unirem em uma aliança para o desenvolvimento de uma plataforma de desenvolvimento de código aberto, única e flexível. Essa aliança ficou conhecida como OHA ou Open Handset Alliance, e foi o estopim para o surgimento do robôzinho.

Logo, para servir aos designos da OHA, o Android foi criado baseado no sistema Linux e visando oferecer uma plataforma única e instalado em qualquer dispositivo fornecido por alguma das empresas componentes da OHA. Além disso o sistema foi construído com recursos de integração e flexibilidade permitindo que aplicativos fornecidos nativamente pelo sistema possam ser substituídos por versões customizadas que podem interagir ou não com outras aplicações nativas, o que pode ser útil para as fabricantes criarem serviços ou alguma forma de marketing diretamente na interface do OS.

E do lado dos desenvolvedores, o campo também é bastante promissor. Além do grande número de sites e blogs que oferecem conteúdo voltado para a criação de aplicativos para o OS (dentre eles o site oficial voltado para desenvolvedores), existem algumas vantagens no desenvolvimento para plataforma:

  • A Google financia concursos de desenvolvimento para a plataforma. O maior desses concursos, o Android Developer Challenger, teve um investimento de U$ 10 milhões em prêmios e com a distribuição de U$ 275.000,00 para as 20 melhores aplicações. Além do benefício direto para os participantes em forma de premiação, a comunidade ganha com a grande quantidade de aplicativos disponíveis para uso que surge durante o processo de avaliação desses concursos.
  • Android Market, loja virtual para desenvolvedores. A exemplo da AppStore da Apple, o Android conta com uma loja virtual para os desenvolvedores disponibilizarem gratuitamente suas aplicações ou lucrar com a sua venda.
  • Fácil integração com os serviços Google. Lógica? Nem tanto... Apesar de boa parte dos smartphone hoje em dia utilizarem de vários serviços google como o Gmail ou o Google Maps, em geral eles usam uma versão em Java bem limitada. O Android permite utilizar todo o potencial das Google Apps, ainda mais quando integrado a um bom plano 3G.
  • SDK aberta e disponível gratuitamente. Através do site que associei acima, é possível fazer o dowload facilmente da SDK e começar a programar usando a IDE de sua escolha. Apesar do site já reservar alguns plugins a ferramentas que favorecem os usuários da Eclipse IDE. Além dessa IDE, recentemente a Google lançou uma suite de desenvolvimento voltada para não programadores onde o objetivo é que as aplicações possam ser construídas sem a necessidade de se digitar uma linha de código sequer.

Gostou?

Nos próximos posts exploraremos um pouco mais a respeito do meios para o desenvolvimento de aplicativos para o robôzinho da Google.


quinta-feira, agosto 12, 2010

G-Pad, Tablet com Android super barato!


O G-Pad é um tablet pc, fabricado na China, que roda Android. Mas o que é um tablet pc? O que é Android? Calma! Preparamos um mini guia e review abaixo.

Tablet pc é um dispositivo de computação móvel (computador portátil) que fica posicionado entre os netbooks e os smartphones, mas com alguns diferenciais, a mobilidade, a rapidez, a duração da bateria, as pequenas dimensões, a ausência de teclado físico.

O mais famosos deles, até agora, é o iPad, da Apple, com seus recursos fantásticos e conceito revolucionário muita gente ficou doida pra comprar um, no entanto, as práticas comerciais abusivas da Apple, sua política nada amigável com os desenvolvedores e o total descaso com o consumidor, vide antena do iPhone 4, deixam todo mundo que vive no meio geek com um pé atrás em relação a empresa da maçã.

Se você morar no Brasil, então, o pé se transforma em 2 pés e uma pulga atrás da orelha! Pois a Apple não tem loja oficial por aqui e os preços são estratosféricos! No Mercadolivre um ipad sai por volta de 3 mil reais. Enquanto no mundo o preço é de 499 dólares, ou seja, na cotação de hoje, o preço em reais é de 885 reais, menos de 1 terço do preço no mercadolivre! Como podemos ver, comprar um iPad no Brasil não é nada inteligente! A menos que você aproveite aquela ida para Nova York e traga o seu de lá.


O mundo da computação reagiu rápido e na falta de um sistema operacional de qualidade para estes dispositvos, as pessoas apenas fizeram o que a Apple fez quando adaptou o iPhone OS para o iPad, jogaram o Android nos tablets!

Android é um sistema operacional open-source, linux na verdade, originalmente desenvolvido para smartphones apoiado fortemente pelo Google agora também usado em tablets.

Vamos ao review do gadget. Uma unidade do G-Pad caiu em minhas mãos para testes, um tablet genérico ou xing-ling, como alguns se referem a produtos chineses de baixo custo que copiam outros modelos de marca e geralmente o fabricante não se identifica. Mas o G-Pad não se enquadra bem nessa especificação, pois, na verdade se chama M-001 e é fabricado pela Eken, além de não ser cópia de nenhum produto.


O tablet tem as seguintes especificações:

Fabricante/Modelo: Eken/M-001.
Processador: VIA WM8505 533MHz
Memória RAM: 128 MB.
HD (Storage): 2GB NAND Flash.
Tela: 7 polegadas, 16:9 (Widescreen), 800 x 480, resistiva sem suporte a multi-touch.
Wifi (Wireless): 802.11 b/g
Dimensões: 207 x 119 x 13 mm
Peso: 370 g
Bateria: 2400 mAh
Slots: conector de 30 pinos padrão Apple. SD card reader, Audio In/Out.
Microfone: Sim.
Acelerômetro: Sim.
Headphone: Sim 3.5 mm.
Cores: Branca e Preta.
Sistema Operacional: Android 1.6 SDK build 1.7.4.
Multitarefa: Sim
Falta: Bluetooth, 3G, GPS, HDMI, Cãmera


Passadas as especificações vamos a experiência de uso.

A primeira impressão é que o tablet é um celularzão! Mas está longe disso, o bichinho é bem leve. O corpo dele é de plástico, que aparenta uma resistência de baixa a moderada, como percebemos pelos leds que deixam a área ao redor translúcida. Ou seja: nada de derrubar! Os botões são pintados de prata e dá pra perceber que com o tempo vão perder a cor.

Ao ligar é mostrada a versão do Android, no caso 1.6 e logo o robozinho verde aparece carregando... e esperamos uns 30 segundos para que o dispositivo fique pronto para uso.

A primeira coisa que fiz foi trocar o idioma de inglês para português e fiquei muito feliz ao notar que não é aquele português do tipo "Está bem", "Desfazer", comuns aos produtos chineses. Liguei o Wi-fi para navegar na net, e, para minha surpresa, foi super fácil de fazer e funcionou muito bem!

Fiquei um pouco decepcionado pos há um certo delay entre o toque e a resposta, no entanto há uma forma de contornar isso, atualizando o firmware, que abordarei no fim do post.

Configurei minha conta no Google Talk e acessei, achei interessante a forma como a interface está boa e bem adaptada a tela e ao touchscreen, pelo menos achei melhor que a interface do Google Talk do meu micro. Também podemos usar o MSN pelo aplicativo que vem nele.

O Google Maps também está perfeito! A única ressalva que eu faço é em relação a falta do GPS.

Mas o que mais me chamou a atenção foi o Gmail! A interface está ótima! Tudo carrega bem fácil e rápido! Criei um email e para minha surpresa o teclado virtual funciona bem! Tive alguns errinhos mas muito mais pela minha falta de costume com touchscreens do que por mal funcionamento do toque.

A navegação na internet é boa e permite visualizar bem os sites. Tudo isso méritos do Android.


Ele possui um ebook reader e uma suíte de aplicativos para escritório estilo Office. Testei e abriu um documento do Word normalmente.

Também vem com o FarmFrenzy Lite, por sinal bem divertido!

No entanto nem tudo são flores! Uma coisa faltou e me chamou muito a atenção: Android Market! A Android Market é onde você pode baixar aplicativos oficiais pagos ou gratuitos para Android. Não há o ícone para acesso e no lugar há uma equivalente chinês, mas com todos os aplicativos gratis só que todo escrito em CHINÊS! A menos que você saiba mandarim vai se dar mal para baixar qualquer coisa.

Ao ser ligado no computador através do cabo usb, ele se abre como um pendrive.

A bateria durou pouco, mais ou menos duas horas com o wifi ligado. E isso é bem chato pois meu Notebook consegue marca semelhante e uma das características dos tablets é a longa duração da bateria, de 6 horas pra cima.

A qualidade do som é boa e da pra ouvir suas músicas preferidas. O player também é muito bem feito.

Os vídeos são executados com algum delay, o que me deixou chateado, porém ao atualizar o firmware as coisas melhoram bastante! Mas as gravações do microfone funcionam bem e dá pra conversar usando o Google Talk.

A media gallery é muito legal. Carrega com boa velocidade para você ver seus vídeos e fotos.

Na versão que vem de fábrica, você facilmente se arrependeria do que comprou, porém os geeks não brincam em serviço e aproveitando o baixo custo dele, não tem medo de quebrar, criaram versões personalizadas do Android para ele e muitos hacks!

No site slatedroid.com, você pode baixar várias versões personalizadas do firmware do aparelho, inclusive a original. A instalação é fácil, bastando que você copie a pasta script do firmware baixado para a raiz do seu cartão de memória e reinicie o tablet. O processo de atualização é rápido e todo automatizado.

Baixei a versão feita pelo próprio site slatedroid e instalei. Posso dizer que a experiência de uso melhorou enormemente! A tela ficou bem mais responsiva e a bateria aumentou a duração em 1 hora! O que não é pouco com uma simples atualização! Também destaco que o Android Market está presente nessa versão e funcional!

Concluímos dizendo que não é um hardware poderoso e nem tem um acabamento de primeira, faltam recursos importantes como câmera, bluetooth 3G e GPS. No entanto você pode personalizá-lo livremente e é vendido por até 300 reais no mercadolivre, mpway e sites similares! Ou seja, MUITO BARATO! Tem celulares sem recurso algum, dumbphones, que custam mais que este tablet! Se você quer apenas navegar na internet e usar os apps do Android Market a compra é recomendada pelo baixo preço, no entanto fique avisado que 3 horas de bateria com o wifi ligado é pouco e que a qualidade geral é de um produto chinês!

Se você tem ou vai adquirir um, recomendo fazer a atualização do firmware pelo site slatedroid.com

Abaixo um review em inglês feito pelo pessoal da shanzai.com:




Edit:

Firmware usado neste post; http://www.slatedroid.com/vbulletin/downloads.php?do=file&id=38

sexta-feira, janeiro 22, 2010

China responde a críticas dos EUA


A China respondeu aos EUA afirmando que não quer se submeter ao "imperialismo da informação".


Essa semana os EUA criticaram publicamente a China pela forte censura que impõe na internet aos usuários chineses e também cobrando uma investigação sobre os ataques contra várias empresas ocidentais dentre elas o Google.


Há enormes suspeitas que o governo chinês treinou e sustenta vários hackers para praticar atos de espionagem industrial e governamental.


Especialistas em segurança na Internet já vem alertando o mundo sobre os vários ataques oriundos da China. No mais recentes desses ataques, a Adobe, Google e mais de 20 empresas todas ocidentais, diga-se de passagem, foram alvos. O mais grave foi que as contas de email do Gmail de ativistas de direitos humanos foram violadas o que reforça a suspeita contra o governo comunista, além de ter propriedade intelectual roubada.


Os EUA declaram guerra virtual a China prometendo dar prêmios a quem conseguir desenvolver tecnologias que possam furar a censura chinesa.


O certo é que devemos tomar cuidado com o governo chinês, pois suas atitudes mostram claramente que eles desejam muito mais do que viver pacificamente seu "sonho comunista".

quinta-feira, janeiro 21, 2010

New York Times cobrará por conteúdo

O famoso, falido, ultrapassado jornal "The New York Times" cobrará por conteúdo em sua versão online numa tentativa ousada de gerar mais receita com internet.
Não é segredo para mais ninguém que o jornal ia de mal a pior, mas essa jogada, bem arriscada, mostra que o mesmo já não atrai anunciantes online como antigamente., mas os executivos jogam a culpa na crise financeira internacional.
Todos sabemos que a mídia tradicional, como jornais, rádio e televisão, não está conseguindo assimilar muito bem essa onda de internet, YouTube, Twitter, Facebook, blogs, etc. A prova é que os lucros dos impérios da mídia despencaram e fizeram mesmo Robert Murdoch, magnata da imprensa, declarar guerra ao Google, maior exemplo da nova era da informação.
Outros considerados culpados são os próprios internautas, que querem tudo de "graça" e têm a péssima mania, para os jornais, de fotografar, filmar e postar tudo nos blogs, redes sociais e Twitter, fazendo o acesso a informação fluir de maneira vertiginosa e deixando a mídia tradicional a ver navios.
Os internautas já postam nos blogs que o jornal irá desaparecer. É senhores, sinal dos tempos!

Nokia libera uso de GPS por voz gratuitamente

A Nokia iniciou uma abordagem diferente para o uso de seus sistemas de GPS, a partir de agora a tecnologia de comandos por voz passa a ser de graça. O custo do serviço variava de R$ 19,99 até R$ 145,99 no mercado brasileiro.

O serviço de localização de rotas da Nokia continua sendo free, reforçando sua forte tendência de incluir o GPS em todos os seus aparelhos.

A Nokia é conhecida mundialmente por seu perfil inovador, tendo popularizado os celulares com câmera e reprodução de músicas. Graças a essas idéias a empresa tem ditado os padrões da industria de telefonia celular, deixando os rivais sempre nervosos.

Analistas vêem essa atitude como uma tentativa de se consolidar no mercado de smartphones e mobile devices, frente a forte concorrência do Apple iPhone e do celulares com Android patrocinados pelo Google.

E antes que perguntem, o serviço também estará disponível DE GRAÇA no Brasil.

quinta-feira, novembro 05, 2009

Internet à 100 Mbps de graça!


Enquanto a ação do governo de São Paulo isentando o plano de acesso a web para a baixa renda de ICMS foi rapidamente neutralizada pela Telefônica, que está fazendo a venda casada do telefone fixo junto ao plano de internet de forma a cobrar mais do sofrido usuário, o governo da Suécia anunciou que todos os seus cidadãos, idependentes de raça, idade, sexo, cor, condição social, riqueza ou pobreza, terão direto a uma conexão de 100 Mbps gratuitamente!

O governo sueco alega que considera o acesso a web essencial para o futuro desenvolvimento do país e que por isso pretende disponibilizar internet rápida e de graça a todos os suecos.

Assim como o Brasil, a Suécia tem uma carga tributária altíssima, no entanto ao contrário do nosso país onde boa parte da arrecadação se perde no mar de corrupção, os serviços prestados a população sueca são conhecidos por sua eficiência e qualidade.

Só posso lamentar que vivamos em um país que para podermos usar uma internet de 1 Mbps em cidades como Petrolina no Pernambuco ou Fortaleza no Ceará, tenhamos de pagar mais de 100 reais! Por isso só me resta ficar com inveja dos suecos porque agora além de tudo, eles vão ter 100 Mbps de graça!

quarta-feira, outubro 28, 2009

Quem quer convites para o Google Wave?

A versão preview do Google Wave foi lançada com acesso restrito somente a convidados e mal passou um mês e já há uma legião de internautas loucos por uma chance de usar o novo serviço do Google.

Essa semana recebi o meu convite e como não poderia deixar de ser, separei 5 para os nossos leitores. Para conseguir o seu basta fazer uma sugestão de melhoria para o nosso blog e postar juntamente com o seu email. As melhores sugestões serão premiadas com os convites.

O Wave é bem interessante, mas o difícil seria descrever o que é a ferramenta, email? Chat? Blog? Talvez seja tudo isso mesmo!

Em breve uma análise mais detalhada!

quinta-feira, outubro 15, 2009

Banda Larga Fusquinha em São Paulo

O governo do estado de São Paulo criou um plano de banda larga pro "povão". As velocidades irão variar de 200kbps a 1mbps, por valores de até R$ 29,80. Para atingir essa meta o governo irá isentar de ICMS essas conexões.

Bem que os demais estados da federação poderiam adotar uma política semelhante, o bolso agradece.