quinta-feira, agosto 12, 2010

G-Pad, Tablet com Android super barato!


O G-Pad é um tablet pc, fabricado na China, que roda Android. Mas o que é um tablet pc? O que é Android? Calma! Preparamos um mini guia e review abaixo.

Tablet pc é um dispositivo de computação móvel (computador portátil) que fica posicionado entre os netbooks e os smartphones, mas com alguns diferenciais, a mobilidade, a rapidez, a duração da bateria, as pequenas dimensões, a ausência de teclado físico.

O mais famosos deles, até agora, é o iPad, da Apple, com seus recursos fantásticos e conceito revolucionário muita gente ficou doida pra comprar um, no entanto, as práticas comerciais abusivas da Apple, sua política nada amigável com os desenvolvedores e o total descaso com o consumidor, vide antena do iPhone 4, deixam todo mundo que vive no meio geek com um pé atrás em relação a empresa da maçã.

Se você morar no Brasil, então, o pé se transforma em 2 pés e uma pulga atrás da orelha! Pois a Apple não tem loja oficial por aqui e os preços são estratosféricos! No Mercadolivre um ipad sai por volta de 3 mil reais. Enquanto no mundo o preço é de 499 dólares, ou seja, na cotação de hoje, o preço em reais é de 885 reais, menos de 1 terço do preço no mercadolivre! Como podemos ver, comprar um iPad no Brasil não é nada inteligente! A menos que você aproveite aquela ida para Nova York e traga o seu de lá.


O mundo da computação reagiu rápido e na falta de um sistema operacional de qualidade para estes dispositvos, as pessoas apenas fizeram o que a Apple fez quando adaptou o iPhone OS para o iPad, jogaram o Android nos tablets!

Android é um sistema operacional open-source, linux na verdade, originalmente desenvolvido para smartphones apoiado fortemente pelo Google agora também usado em tablets.

Vamos ao review do gadget. Uma unidade do G-Pad caiu em minhas mãos para testes, um tablet genérico ou xing-ling, como alguns se referem a produtos chineses de baixo custo que copiam outros modelos de marca e geralmente o fabricante não se identifica. Mas o G-Pad não se enquadra bem nessa especificação, pois, na verdade se chama M-001 e é fabricado pela Eken, além de não ser cópia de nenhum produto.


O tablet tem as seguintes especificações:

Fabricante/Modelo: Eken/M-001.
Processador: VIA WM8505 533MHz
Memória RAM: 128 MB.
HD (Storage): 2GB NAND Flash.
Tela: 7 polegadas, 16:9 (Widescreen), 800 x 480, resistiva sem suporte a multi-touch.
Wifi (Wireless): 802.11 b/g
Dimensões: 207 x 119 x 13 mm
Peso: 370 g
Bateria: 2400 mAh
Slots: conector de 30 pinos padrão Apple. SD card reader, Audio In/Out.
Microfone: Sim.
Acelerômetro: Sim.
Headphone: Sim 3.5 mm.
Cores: Branca e Preta.
Sistema Operacional: Android 1.6 SDK build 1.7.4.
Multitarefa: Sim
Falta: Bluetooth, 3G, GPS, HDMI, Cãmera


Passadas as especificações vamos a experiência de uso.

A primeira impressão é que o tablet é um celularzão! Mas está longe disso, o bichinho é bem leve. O corpo dele é de plástico, que aparenta uma resistência de baixa a moderada, como percebemos pelos leds que deixam a área ao redor translúcida. Ou seja: nada de derrubar! Os botões são pintados de prata e dá pra perceber que com o tempo vão perder a cor.

Ao ligar é mostrada a versão do Android, no caso 1.6 e logo o robozinho verde aparece carregando... e esperamos uns 30 segundos para que o dispositivo fique pronto para uso.

A primeira coisa que fiz foi trocar o idioma de inglês para português e fiquei muito feliz ao notar que não é aquele português do tipo "Está bem", "Desfazer", comuns aos produtos chineses. Liguei o Wi-fi para navegar na net, e, para minha surpresa, foi super fácil de fazer e funcionou muito bem!

Fiquei um pouco decepcionado pos há um certo delay entre o toque e a resposta, no entanto há uma forma de contornar isso, atualizando o firmware, que abordarei no fim do post.

Configurei minha conta no Google Talk e acessei, achei interessante a forma como a interface está boa e bem adaptada a tela e ao touchscreen, pelo menos achei melhor que a interface do Google Talk do meu micro. Também podemos usar o MSN pelo aplicativo que vem nele.

O Google Maps também está perfeito! A única ressalva que eu faço é em relação a falta do GPS.

Mas o que mais me chamou a atenção foi o Gmail! A interface está ótima! Tudo carrega bem fácil e rápido! Criei um email e para minha surpresa o teclado virtual funciona bem! Tive alguns errinhos mas muito mais pela minha falta de costume com touchscreens do que por mal funcionamento do toque.

A navegação na internet é boa e permite visualizar bem os sites. Tudo isso méritos do Android.


Ele possui um ebook reader e uma suíte de aplicativos para escritório estilo Office. Testei e abriu um documento do Word normalmente.

Também vem com o FarmFrenzy Lite, por sinal bem divertido!

No entanto nem tudo são flores! Uma coisa faltou e me chamou muito a atenção: Android Market! A Android Market é onde você pode baixar aplicativos oficiais pagos ou gratuitos para Android. Não há o ícone para acesso e no lugar há uma equivalente chinês, mas com todos os aplicativos gratis só que todo escrito em CHINÊS! A menos que você saiba mandarim vai se dar mal para baixar qualquer coisa.

Ao ser ligado no computador através do cabo usb, ele se abre como um pendrive.

A bateria durou pouco, mais ou menos duas horas com o wifi ligado. E isso é bem chato pois meu Notebook consegue marca semelhante e uma das características dos tablets é a longa duração da bateria, de 6 horas pra cima.

A qualidade do som é boa e da pra ouvir suas músicas preferidas. O player também é muito bem feito.

Os vídeos são executados com algum delay, o que me deixou chateado, porém ao atualizar o firmware as coisas melhoram bastante! Mas as gravações do microfone funcionam bem e dá pra conversar usando o Google Talk.

A media gallery é muito legal. Carrega com boa velocidade para você ver seus vídeos e fotos.

Na versão que vem de fábrica, você facilmente se arrependeria do que comprou, porém os geeks não brincam em serviço e aproveitando o baixo custo dele, não tem medo de quebrar, criaram versões personalizadas do Android para ele e muitos hacks!

No site slatedroid.com, você pode baixar várias versões personalizadas do firmware do aparelho, inclusive a original. A instalação é fácil, bastando que você copie a pasta script do firmware baixado para a raiz do seu cartão de memória e reinicie o tablet. O processo de atualização é rápido e todo automatizado.

Baixei a versão feita pelo próprio site slatedroid e instalei. Posso dizer que a experiência de uso melhorou enormemente! A tela ficou bem mais responsiva e a bateria aumentou a duração em 1 hora! O que não é pouco com uma simples atualização! Também destaco que o Android Market está presente nessa versão e funcional!

Concluímos dizendo que não é um hardware poderoso e nem tem um acabamento de primeira, faltam recursos importantes como câmera, bluetooth 3G e GPS. No entanto você pode personalizá-lo livremente e é vendido por até 300 reais no mercadolivre, mpway e sites similares! Ou seja, MUITO BARATO! Tem celulares sem recurso algum, dumbphones, que custam mais que este tablet! Se você quer apenas navegar na internet e usar os apps do Android Market a compra é recomendada pelo baixo preço, no entanto fique avisado que 3 horas de bateria com o wifi ligado é pouco e que a qualidade geral é de um produto chinês!

Se você tem ou vai adquirir um, recomendo fazer a atualização do firmware pelo site slatedroid.com

Abaixo um review em inglês feito pelo pessoal da shanzai.com:




Edit:

Firmware usado neste post; http://www.slatedroid.com/vbulletin/downloads.php?do=file&id=38

29 comentários:

Anônimo disse...

Eu queria saber o nome do Fimware que você usou? Eu entrei no site do slatedroid.com fazer o download
do fimware, mais tem varios como vou saber qual é o correto?

Fala o nome do fimware?

Valeu

Solleon Menezes disse...

Useio o do slatedroid msm.

Unknown disse...

amigo estalei mais meu sd nao quer gravar, e coloquei a versao m0001 1.9 essa serve?

Solleon Menezes disse...

Senhores, o download deve ser feito em um pc ou note e então a pasta "script" que vem no arquivo do firmware deve ser gravada no cartão sd para só então colocarmos o cartão no M001.

Se seu SD não quer gravar, verifique se não está protegido manualmente contra gravação, no próprio cartão existe um trava física que não deve estar na posição LOCK.

O Firmware usado neste post é esse http://www.slatedroid.com/vbulletin/downloads.php?do=file&id=38

Unknown disse...

Existe a possibilidade de vocês criarem um tutorial de como instalar o novo firmware?

FTM disse...

Cara em primeiro lugar quero dar os parabéns pelo review, fique pensando em comprar um G-pad, já que o ipad ta tão difícil. Só fiquei com algumas dúvidas e gostaria q vc me desse uma ajuda. 1 - Ele lê e edita documentos do office e pdf? 2 - Na função ebook reader tem como gravar modificações no texto?
Outra coisa vc conhece algo sobre os outros ebook readers da EKon como o Z-Pad Plus e o Z-Pad? Sabe se eles são superiores ao G-pad?
Valeu!

Solleon Menezes disse...

Fábio,

Obrigado. Ele vem com uma versão lite de uma suite office, ele edita sim, mas o teclado, como eu falei, é meio chatinho. Com relação a função ebook também.
Não conheço os outros ebook readers da Ekon, no entanto com relação aos tablets da mesma, as especificações são bem melhores que esse.

Ramon disse...

olá, eu comprei um ekem m001 e instalei varias versões e agora estou com a oficial 1.9. Teitei com essa versão acessar o wi-fi de uma lan-house mas diz que não está dentro do alcance, mas na verdade está. O QUE EU POSSO FAZER PARA CONSIGUIR ACESSAR A INTERNET SEM FIO ATRAVÉS DELE ? SERÁ QUE É A VERSÃO QUE INSTALEI?? OBRIGADO!!!!

Familia Rodrigues disse...

solleon, eu instalei a atualizaçao sugerida la no site do slatedroid. nao me agradou muito, entao eu restaurei a configuraçao de fabrica, pra voltar para o que tava antes. o fato é que, depois disso, quando ligo meu tablet so aparece akela tela preta com o nome slatedroid e nao sai mais disso. nem akela tela que aparece so android nao aparece mais. peço sua ajuda, sera que terei de reinstalar o android 1.6 de novo? me diga o que eu faço

Geovani disse...

Brother, queria saber se alguem conseguiu comprar aqui no brasil?

Tales disse...

Em q site vc compraro o G-PAD Android

Solleon Menezes disse...

Diogo, baixa o firmware original do fabricante do site do slatedroid mesmo e reinstala

Solleon Menezes disse...

Ramon,

Acredito que seja algum problema na configuracao da rede wireless da lan, pois testei em minha casa e funcionou legal.

Luís Augusto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luís Augusto disse...

queria saber se dava pra instalar um modem 3g no android 1.6, e como faço?
Desde já agradeço.

DiH disse...

Oi pessoal. Estou querendo comprar um, direto da china, mas estou com medo de ser taxado. Alguém aqui comprou e foi taxado? Ou então comprou e passou normalmente? Como foi? Caso foi taxado, quanto teve que pagar? Obg!

Jean disse...

ei man, com alguma atualizaçao ele roda flash?

FTM disse...

Solleon em primeiro lugar muito obrigada pela resposta! Acabei comprando um eken m001 no mercado livre mesmo e só estou esperando chegar, como estava por um bom preço 230,00 sem custos adicionais acho que foi até um bom negocio. Minha duvida agora é a seguinte, é verdade que ele não reconhece periféricos via porta usb? Vc em um site q para ele pegar algum periferico é preciso fazer uma "gambiarra" no cabo q vem nele? Se esse for o caso vc poderia me falar como eu faço isso? Valeu!

ana disse...

Ao ligar meu milestone android após a inicialização do sistema aparece a seguinte
tela de erro
"Desculpe!
O processo android.process.acore parou inesperadamente".Tente novamente .
Forçar Fechamento.
o que faço ele não corresponde

ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Stanley disse...

Solleon, queria saber se é possivel colocar outros sistemas operacionais além do android no M001. Obrigado.

Stela disse...

Olá estou interessada em um M0001 , so que estou com medo de comprar-lo em qualquer site... vc teria algum site pra nos indicar? Algum q você considere confiavel?

Grata!

P.S: Adoro o seu blog... sempre q preciso venho ver suas reviews novas... ja mudei d ideia varias vezes por causa das suas reviews... BRIGADAUm!

Tati Conrado disse...

Com esse aparelho eu posso conectar internet 3G através da entrada USB? Qual você usa?

Obrigada!

Bdesign disse...

qual o nome do arquivo que baixo para acelera o tempo de resposta do toque e a duração da bateria?

Márcio ribeiro

Bdesign disse...

manda o arquivo pra mim não consegui baixar...

Unknown disse...

Tem como me enviar este firmware. Não consegui baixar.

Anônimo disse...

ola gostaria de saber como atualizar o firmware de um android 2.3 para a versao mais atual,meu produto ainda nao chegou espero que voce me diga como atualizou o seu ipad

Stanley disse...

Solleon, desculpe fugir do assunto do tópico, mas já que está falando dos tablets, aí vai um pedido de socorro.
Comprei um tablet Coby Kyros MID7015 e, apesar de ser muito bom, adquirí uma pequena dor de cabeça.

Aparentemente, o a parelho parece estar normal mas, algumas vezes, quando vou usar o teclado touch do Android(2.1) ele trava tudo; paralisa, e assim fica cerca de 5 a 10 segundos e, logo depois, reinicia sozinho!!
Gostaria de saber se você tem ideia de qual é o problema e se tem uma solução em mãos?

Muito grato desde já.

Stanley disse...

Solleon, desculpe fugir do assunto do tópico, mas já que está falando dos tablets, aí vai um pedido de socorro.
Comprei um tablet Coby Kyros MID7015 e, apesar de ser muito bom, adquirí uma pequena dor de cabeça.

Aparentemente, o a parelho parece estar normal mas, algumas vezes, quando vou usar o teclado touch do Android(2.1) ele trava tudo; paralisa, e assim fica cerca de 5 a 10 segundos e, logo depois, reinicia sozinho!!
Gostaria de saber se você tem ideia de qual é o problema e se tem uma solução em mãos?

Muito grato desde já.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...