quarta-feira, agosto 18, 2010

Programando para Android : Conhecendo o Google Android



Motivado pelo ingresso do colega Solleon no mundo dos smartphones de baixo custo como o GPad, Acabei me interessando pelo lado do desenvolvedor desse tipo de dispositivo. Afinal, com tantas possibilidades para entrar nesse mundo, qual seria o melhor OS ou pelo menos aquele com maior potencial de crescimento? Java for Mobile Devices, Windows mobile, Symbiam, Iphone, Blackberry.. quem escolher?

Em pesquisa realizada pelo Gartner, até o final do segundo trimestre desse ano as vendas de aparelhos celulares alcançaram os números de 325,6 milhões, representando um crescimento de 13,8% em comparação com 2009. Um ponto interessante nesses números é que 19% desses aparelhos são smartphones, ou seja, aqueles celulares avançados com diversas funcionalidades disponíveis como acesso a e-mails, IM, internet (alguns até com acesso a redes wi-fi), GPS, Bluetooth, além de outros aplicativos como suítes de aplicativos para escritório, etc..

E nesse campo eu aposto as minhas fichas no "robôzinho" da Google. E não é para menos, segundo a mesma pesquisa o crescimento de vendas dos celulares com Android subiu de mínimos 756 mil aparelhos vendidos em 2009 (1,8% de participação no mercado) para 10 milhões no segundo trimestre de 2010 (17,2% de participação no mercado), quando alcançou o terceiro lugar entre as plataformas móveis mais utilizadas. Atrás apenas do Symbian da Nokia e da RIM (fabricante do Blackberry) e à frente da Apple (quem diria não é?). E esse bom desempenho não se deve apenas pelo peso do nome da Google...



Para entendermos o sucesso do Android, temos que entender primeiramente o contexto no qual ele fora criado. Antes de mais nada, no mercado de telefonia móvel, o foco da competição entre as empresas se dá pela venda de aparelhos e não pelos OS e aplicativos em si, logo nada mais natural que empresas como a Google, HTC, LG, Motorola, Samsung, Sony Ericsson, Toshiba, Sprint Nextel, China Mobile, T-Mobile, Asus, Intel, Garmin, entre outras se unirem em uma aliança para o desenvolvimento de uma plataforma de desenvolvimento de código aberto, única e flexível. Essa aliança ficou conhecida como OHA ou Open Handset Alliance, e foi o estopim para o surgimento do robôzinho.

Logo, para servir aos designos da OHA, o Android foi criado baseado no sistema Linux e visando oferecer uma plataforma única e instalado em qualquer dispositivo fornecido por alguma das empresas componentes da OHA. Além disso o sistema foi construído com recursos de integração e flexibilidade permitindo que aplicativos fornecidos nativamente pelo sistema possam ser substituídos por versões customizadas que podem interagir ou não com outras aplicações nativas, o que pode ser útil para as fabricantes criarem serviços ou alguma forma de marketing diretamente na interface do OS.

E do lado dos desenvolvedores, o campo também é bastante promissor. Além do grande número de sites e blogs que oferecem conteúdo voltado para a criação de aplicativos para o OS (dentre eles o site oficial voltado para desenvolvedores), existem algumas vantagens no desenvolvimento para plataforma:

  • A Google financia concursos de desenvolvimento para a plataforma. O maior desses concursos, o Android Developer Challenger, teve um investimento de U$ 10 milhões em prêmios e com a distribuição de U$ 275.000,00 para as 20 melhores aplicações. Além do benefício direto para os participantes em forma de premiação, a comunidade ganha com a grande quantidade de aplicativos disponíveis para uso que surge durante o processo de avaliação desses concursos.
  • Android Market, loja virtual para desenvolvedores. A exemplo da AppStore da Apple, o Android conta com uma loja virtual para os desenvolvedores disponibilizarem gratuitamente suas aplicações ou lucrar com a sua venda.
  • Fácil integração com os serviços Google. Lógica? Nem tanto... Apesar de boa parte dos smartphone hoje em dia utilizarem de vários serviços google como o Gmail ou o Google Maps, em geral eles usam uma versão em Java bem limitada. O Android permite utilizar todo o potencial das Google Apps, ainda mais quando integrado a um bom plano 3G.
  • SDK aberta e disponível gratuitamente. Através do site que associei acima, é possível fazer o dowload facilmente da SDK e começar a programar usando a IDE de sua escolha. Apesar do site já reservar alguns plugins a ferramentas que favorecem os usuários da Eclipse IDE. Além dessa IDE, recentemente a Google lançou uma suite de desenvolvimento voltada para não programadores onde o objetivo é que as aplicações possam ser construídas sem a necessidade de se digitar uma linha de código sequer.

Gostou?

Nos próximos posts exploraremos um pouco mais a respeito do meios para o desenvolvimento de aplicativos para o robôzinho da Google.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...