terça-feira, junho 23, 2009

Qual a melhor suíte Office Open Source?

Já imaginou o quanto a suíte office da microsoft revolucionou o mundo da informática? Mais do que o próprio Windows, o MS Office foi a mais bem sucedida tentativa de levar o poder de processamento dos computadores tanto para o ambiente corporativo quanto para o público doméstico. Tanto que atualmente ela representa a maior parte da renda obtida pela microsoft com concessão de licensas de uso.

Entretanto, adquirir esse conjunto de ferramentas para escritório LEGALMENTE envolve um certo gasto com a aquisição do software e licensas de uso para o mesmo caso deseje empregá-lo em sua empresa. Entretanto, se você deseja conhecer alternativas mais acessíveis economicamente e não quer envolver-se com softwares piratas, saiba que elas existem e em grande número, tanto em forma de aplicações para desktop como serviços onlines. Mas qual a melhor para a sua necessidade e qual mais se assemelha ao produto da Microsoft?

Openoffice 3.0
http://www.openoffice.org/



Desenvolvido pela openoffice.org, é com certeza a suíte de escritório livre mais conhecida, além de ter sido pioneira entre os softwares da categoria a adotar a plataforma livre. Já fora traduzida para mais de 30 idiomas e possui versões para os principais sistemas operacionais modernos como Windows, Linux, solaris e MAC OS X11.

Em sua nova versão, embora não tenha adotado o sistema de abas do Microsoft Office 2007, preferindo manter uma interface semelhante à versão 2003 do rival, possui suporte para leitura dos novos formatos de arquivos baseados em XML (docx, pptx, xlsx, etc), embora ainda não seja possível salvar os documentos criados na suíte nesses novos formatos.

Outra vantagem da suíte é não necessitar de nenhum plugin ou impressora virtual para converter os arquivos produzidos para o formato PDF (Portable Document Format), incluindo opções avançadas como encriptação de conteúdo e funcionalidades de formuláro incluída, além disso têm suporte PDF/A que assegura que o PDF em questão possui todos os atributos necessários para que possa ser lido no futuro.

Produtos: Writer (Editor de textos), Calc (planilha eletrônica), Impress (Software de apresentações), Draw (Desenho vetorial), Base (Banco de dados) e Formula (Formúlas matemáticas).

BrOffice 3.1
http://www.broffice.org



Baseado no Openoffice, essa é uma suíte de escritório voltada para o público brasileiro, trazendo algumas vantagens para a sua adoção em terreno nacional como corretor ortográfico atualizado e compatibilidade com as regras do novo acordo ortográfico, além de interface totalmente em Pt-Br por padrão. Por esse conjunto de fatores, atualmente é o pacote office mais utilizado nas repartições públicas brasileiras, inclusive constando em vários repositórios estaduais como o do governo estado do ceará e federais.

Por ser baseado no openoffice possui os produtos de mesmo nome, embora existam algumas modificações próprias em seu processo de desenvolvimento desenvolvimento, como o fato de incluir suporte ao novo formato de arquivo OASIS  para desenvolvimento de arquivos baseados em xml.

StarOffice
http://www.sun.com/software/staroffice



É uma suíte de escritório comercial produzida pela Sun Microsystems, que a primeira vista possui quase que a mesma interface e quantidade de recursos que o Openoffice com o diferencial de ser pago. Então vêm a dúvida: Porque pagar por algo que o openoffice oferece gratuitamente? Simples, por 3 motivos: suporte, adição de recursos e distribuição.

Primeiramente, o pacote de suporte é diferenciado para cada modelo de aplicação: Download, Standard e Enterprise versions com formas de contratos diferente entre elas. Além disso, quanto a distribuição, as versões Download e Standard são disponibilizadas ao cliente até um máximo de 60 dias, enquanto a versão enterprise é negociada por número de licensas adquiridas.

A adição de recursos vêm na possibilidade de se utilizar da infinidade de plugins produzidos pela própria Sun para incrementar o ambiente da suíte, como a integração do cliente de e-mail Thunderbird, ou ferramentas para atualização de blogs e wikis, etc.

Produtos: Os produtos do Star office possuem o mesmo nome dos existentes no pacote Openoffice (Writer, Calc, Impress, Draw e Base).

Koffice 2.0 Beta 3
http://www.koffice.org/




Desenvolvido para uso no ambiente desktop KDE, o Koffice é a suíte de escritório que mais possui aplicações (que em geral, apresentam um design rico) embora esteja limitada ao ambiente linux. Embora,  existam projetos de migração desses softwares para o ambiente MAC OS e Windows. Afora, isso o pacote também pode ser executado no ambiente GNOME, apesar de que boa parte das funcionalidades gráficas apenas serem aproveitadas ao máximo no KDE.

Cada aplicação pode ser executada individualmente ou através do Workspaces que permite a execução de vários softwares da suíte sob uma única interface, embora esse recurso seja melhor aproveitado com resoluções de pelo menos 1024x768. E entre as aplicações disponíveis, o Koffice reúne ferramentas gráficas, de controle de projetos, construção de gráficos e diagramas e editor de formulas além dos conhecidos editores de texto, planilhas e apresentaçõs.

A integração do Koffice com outras suites de escritório (como o MS Office e o Openoffice) também é satisfatório, sem perca de qualidade e/ou formatação dos arquivos.

Produtos: KWord (Editor de texto), KSpread (Planilha eletrônica), KPresenter (apresentações), Krita (Aplicação gráfica), Karbon (desenho vetorial), KPlato (Gerencimento de projetos), Kexi (bando de dados) e Kivio (construtor de diagramas e gráficos).

IBM Lotus Symphony
http://symphony.lotus.com/software/lotus/symphony/home.nsf/home



Mais um derivado do Openoffice, o Lotus Symphony é uma suíte de escritório open source desenvolvida pela IBM, mas que diferente das outras opções existentes como o Koffice e o BrOffice, conta apenas com o basico do escritório: Um editor de textos, uma planilha eletrônica e um construtor de apresentações. A diferença fica por conta do design primoroso das aplicações e na atenção aos detalhes de sua interface.

Entretanto, a suíte ainda tem muito ainda para crescer e várias funcionalidades podem repentinamente serem incorporadas ao produto em uso, pois o Lotus Symphony busca automaticamente por atualizações de seus componentes e plugins. Estes últimos, a propósito, ainda não possuem número semelhante ao do openoffice e aparentemente são um pouco menos funcionais.

Produtos: Documents (Editor de texto), Spreadshets (Planilhas eletrônicas) e Presentations (Apresentações)

AbiWord
http://www.abisource.com



Bom, diferentemente dos demais pacotes de escritório, o AbiWord  da Abisource só possui um editor de texto de mesmo nome que impressiona pela leveza e rapidez, afinal são apenas 15MB para instalar.

Como pode-se deduzir pelo nome, o AbiWord fora desenvolvido como um clone do MS Word, incorporarando as funções mais comumente utilizadas por ele de forma que é ideal para estudantes e pessoas que não desejam utilizá-lo como editor de texto profissional, pois o mesmo carece de ferramentas mais avançadas e complexas.

Por padrão, o AbiWord reconhece o formato .doc do Microsoft Word  (versões 97-2003) enquanto que a instalação de um plugin de compatibilidade permite a leitura de arquivos no formato OOXML. Frases em vários idiomas entretanto, podem ter seu idioma não-inglês não renderizado corretamente. Uma ferramenta legal encontra-se na área da finalização do documento, particularmente a função de exportação para HTML que permite compactar imagens do documento em um arquivo HTML usando uma encriptação de Base64.

Também existem alternativas interessantes em plugins para o AbiWord, como plugins que incorporam LaTeX, WordPerfect e ClarisWork.

Produto: AbiWord (Editor de texto)


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...