terça-feira, dezembro 13, 2011

Como criar senhas difíceis e fáceis de lembrar

A internet trouxe muitas soluções para problemas complexos do cotidiano, mas também criou novas dificuldades sérias. Uma das mais sérias é a questão da segurança das informações que disponibilizamos para os mais diversos sites, e, desde a criação da internet, a maneira mais simples de se obter acesso a esses dados é através dos nossos logins e senhas.

Não dá pra escapar desse problema, pois com tantos serviços e sites que exigem senhas, como bancos, cartões de crédito, redes sociais, emails, dentre outros, está cada vez mais difícil memorizá-las, arrisco-me a dizer que este é um dos grandes problemas da humanidade no século XXI.

Para amenizar esse tormento, foram criados mecanismos de autenticação através de login e senha únicos, como OpenID, Twitter, Google e Facebook, onde utilizamos os logins desses sites para acessar vários outros. o que resolve o problema da memorização, mas pode acabar facilitando o acesso a todos os seus dados, pois basta a quebra de uma senha e todos as suas informações ficam disponíveis.

Por isso é muito importante termos alguns cuidados básicos na hora de criarmos senhas. Para evitar dores de cabeça e possíveis danos a sua privacidade, reputação e ao seu bolso, evite usar senhas fáceis ou já manjadas, como "abc123", "qwerty", "1q2w3e", "senha", "novasenha", "password", "******", "123456", etc. 

Além disso, o uso de senhas com informações pessoais, mas de domínio público, também é fortemente não recomendado. Dados como telefone, data de nascimento, nome da mãe, nome do pai, cidade de nascimento, nome de filhos, data de nascimento de filhos, dentre outros, são facilmente conseguidas através da internet, principalmente usando as redes sociais e serviços de microblog.

Esses cuidados ainda não são suficientes para proteger suas informações, faz-se necessário ainda evitar senhas com palavras simples ou mesmo com caracteres numéricos. Pois existem programas usados por crackers para quebra de senhas que usam dicionários com as palavras mais comuns, e ainda outros que testam várias combinações numéricas através de uma técnica chamada "bruteforce".

Mas o que seria uma senha difícil? Vamos definir uma senha como forte contra quebra, quando não for comum, quando não usada repetidamente por várias pessoas e em vários sites, quando usar vários caracteres alfanuméricos, quando contiver letras maiúsculas e, por fim, quando tiver um comprimento relativamente grande. Algumas senhas como exemplo: "d45Twp91xt", "0tRa2g8JM1yU9", etc.

Nossa! Essas senhas são muito difíceis de lembrar! Calma caro leitor! Existe um método fácil para criar senhas "parrudas" mas fáceis de se memorizar. Vamos aprender passo a passo:
  1. Primeiro escolha duas palavras que você é capaz de lembrar fácil. Como exemplo "computador" e "internet".
  2. Depois "numerize" essas palavras, mas o que é numerizar?! Nada mais do que trocar as vogais pelos respectivos números semelhantes. Trocando nas palavras do nosso exemplo teremos: "c0mput4d0r", "1nt3rn3t".
  3. Agora vamos colocar a segunda palavra toda em maiúsculas. Teremos: "1NT3N3T".
  4. Vamos unir ambas as palavras colocando-as intercaladas letra por letra. Par melhorar a visualização e entendimento irei colocar a primeira palavra de azul e a segunda de vermelho: "c 0 m p u t 4 d 0 r" + "1 N T 3 R N 3 T" = "c10NmTp3uRtN43dT0r".
  5. Eureka! Já temos nossa senha difícil criada e fácil de ser memorizada! Você ainda pode sentir dificuldade no início, mas depois de alguns dias usando será fácil! "c10NmTp3uRtN43dT0r"
Para atingir uma maior eficacia ao usar o método, evite cometer mais um dos erros capitais, que é escrever a senha em algum lugar até ser memorizada, conforme o exemplo abaixo:

Nunca faça isso!
Lembre-se que o método é altamente eficaz para proteger sua senha contra programas de dicionários de palavras e "bruteforce". Um olhar mais atento de um cracker mal intencionado pode ser eficaz sobre uma senha escrita em um pedaço de papel. Espero que tenham gostado do método e façam bom proveito dele! Divulguem e ajudem seus amigos que ainda usam aquelas senhas pré-históricas! Ah! E depois de 3 a 6 meses procurem trocar suas senhas novamente!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...