quinta-feira, janeiro 19, 2012

FBI fecha Megaupload

Em mais uma ação controvertida do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, um dos mais famosos sites de compartilhamentos de arquivos do planeta, o Megaupload, é fechado pelo FBI. Além disso os responsáveis pela empresa foram presos.

O Departamento de Justiça Norte-americano parecem não ligar muito para a opinião pública de seu país, mesmo com todo o burburinho envolvendo SOPA e PIPA, o FBI indiciou diversos executivos e diretores do Megaupload por infração de direitos autorais, culminando com uma ação pesada. Muita gente imediatamente começou a pensar; se com a legislação atual os EUA são capazes de fechar um site através de argumentos duvidosos, imagine se os projetos de leis citados forem aprovados. 

O órgão governamental americano ainda soltou um comunicado em que classifica o Megaupload como "organização criminosa, pirata e antro de lavagem de dinheiro", mas será que é isso mesmo? O Megaupload não é apenas um popular serviço de compartilhamento de arquivos? SIM! A responsabilidade pelo que é compartilhando é do usuário, este que deveria estar sendo processado e preso não? SIM! Mas as grandes gravadores sabem que processar usuários não faz bem pra sua imagem, já que dependem diretamente daqueles a quem perseguiriam.

Muita gente está se perguntando no Twitter porque o FBI não vai combater o tráfico de armas e de drogas, ao invés de querer "acabar" com o compartilhamento de arquivos e tornar a internet um lugar mais triste! O finado Napster quem o diga!

Os debates sobre a legalidade da operação e do forte lobby dos grandes estúdios prometem ficar acalorados! A opinião pública parece já ter escolhido seu lado, já que os hackers do Anonymous convocaram legiões de internautas comuns para direcionar os ataques para os sites do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, RIAA e Universal Music Group, derrubando todos o três sites.

Pra quem já está se desesperando pensando onde irá compartilhar seus arquivos, existem diversos sites similares ao Megaupload, como o Uploading.com, Rapidshare, etc.

E você, o que acha da operação? Foi justa? Respeitou o direito de defesa? Opine nos comentários!

Update 1: Sites do MPAA, FBI, US Copyright Office e FBI foram derrubados pelo Anonymous.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...