terça-feira, março 10, 2009

Google diz que o fuso-horário contribuiu para o sucesso do Orkut no Brasil



Marissa Mayer, vice-presidente do Google, em entrevista ao programa do entrevistador Charlie Rose na PBS que foi ao ar no dia 5 de março de 2009, declarou que a diferença de fuso-horário pode ter contribuído para a popularidade do Orkut em mercados emergentes como Brasil e Índia e fracasso em todos os demais.

Segundo ela, o Orkut foi lançado antes de se ter ainda uma estratégia consolidada para o mesmo. As consequências foram que quando houve a adesão em massa ao serviço, ela passou a exibir grande lentidão e com frequencia ficar fora do ar (quem é usuário antigo da rede social, lembra-se bem desse período negro) irritando bastante aos usuários da Europa e Estados Unidos. O resultado foi uma má fama associada ao nome Orkut.

Entretanto, os mercados onde hoje o Orkut é líder de acessos como o Brasil e a Índia não sofreram demasiadamente com esse fato, justamente por que os horários preferidos para acesso à rede coincidiam com os períodos onde os servidores do não estavam tão sobrecarregados, permitindo que a rede social se populariza-se entre seus usuários.

Mas hoje temos um programa de escalabilidade excelente e podemos crescer em todos os mercados sem comprometer a qualidade do acesso ao orkut”, comenta Marissa que se surpreende com o fato de que usuários desses dois países conhecem mais a respeito do Orkut do que mesmo do Google.“Se você for para estes países, eles frequentemente pensam que o orkut é dono do Google. E quando você conversa com pessoas no Brasil, elas dizem ´Oh, Google, você quer dizer aquela subsidiária do orkut´?", disse a vice-presidente da empresa que comenta-se já estar de olho na aquisição de outra rede social atualmente conhecida pelos internautas, o Twitter.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...