segunda-feira, julho 06, 2009

Instalando o Ruby on Rails

Em se tratando de desenvovimento WEB, ágil, moderno e eficiente, nada mais natural que se falar em Ruby on Rails. Nesse post nós aprenderemos como instalar essa grande ferramenta.

Instalando no Windows

Instalar este framework no sistema operacional do tio Bill é mamão com açucar. Isso porque uma alma caridosa, Curt Hibbs, juntou tudo em um único arquivo e disponibilizou na web, assim como o EasyPHP. Esse pacote se chama InstantRails e contém Ruby, Rails, SQLite, MySQL, Apache, etc. Vamos aos passos para instalá-lo:

  1. Baixe o InstantRails da seção de downloads site http://instantrails.rubyforge.org/wiki/wiki.pl.
  2. Descompacte o conteúdo em um diretório, de preferência na raiz de alguma partição. Ex: "C:\InstantRails" ou "D:\InstantRails"
  3. Acesse o diretório escolhido e execute o InstantRails. Se aparecer uma janela perguntando se você quer gerar novamente os arquivos de configuração, clique em sim.
Na janela do InstantRails você pode monitorar o status do Apache,do MySql e de suas aplicações Rails. Lembre-se que para digitar os comandos do Rails, você SEMPRE deve abrir o console para digitar os comandos. Para isso, clique no botão com o ícone do InstantRails do lado do botão Apache, menu Rails Applications, Open Ruby Console Window, como na imagem a seguir:

Ruby on Rails instalando, é hora de atualizar a sua versão para a mais nova, devemos abrir o console, conforme explicado no parágrafo anterior e digitarmos no prompt:

C\:InstantRails> gem update rails --include-dependecies

Instalando no Linux

No Linux a instalação é menos prática, mas em compensação o framework ao final já estará atualizado e totalmente integrado ao sistema.

Independente da distribuição Linux usada, teremos que instalar o interpretador Ruby, depois o gems, que a partir daí instalará o Rails. Nós usamos o Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope para demonstração. Para instalar, abra o prompt e digite:
$sudo aptitude update
$sudo aptitude install build-essential
$sudo aptitude install ruby rubygems ruby1.8-dev libsqlite3-dev
$sudo gem install -y rails
$sudo gem update sqlite3-ruby

Pronto seu Ruby on Rails está instalado! =D

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...