Em mais um capítulo da guerra dos smartphones, a Apple consegue patentear o gesto de "deslizar para destravar" e provoca a ira da comunidade Hacker. Além disso o controverso sistema de patentes americano vira alvo de fortes críticas.
Nenhum fabricante de smartphones vem atraindo tanta energia negativa contra si como a Apple ultimamente. Após os casos de suícido em fábricas de seus dispositivos, tentativas de proibições de vendas de produtos concorrentes, a Apple vira "vilã" no mundo dos smartphones com seu "amplo" e "genérico" portfólio de patentes.
Após a "nova" patente da Apple ser aprovada, que descreve o gesto de "deslizar para destravar", usada para desbloquear smartphones, a comunidade hacker reagiu fortemente ao que consideram uma clara tentativa de coibir o crescimento dos concorrentes inibindo a inovação.
Os comentários em blogs e fóruns de tecnologia mundiais consideram a patente um absurdo e muitos perguntam como empresas conseguem patentear algo tão genérico fazendo citações nada generosas sobre o sistema de patentes dos Estados Unidos e mesmo chegando a relacionar o mesmo com máfia, corrupção e lobby.
O fato é que o Android vem crescendo fortemente numa clara posição de domínio de mercado e os concorrentes, notadamente a Apple, veem com maus olhos as 20 milhões de vendas somente do modelo Samsung Galaxy S2 em pouco mais de 3 meses roubando claramente consumidores do iPhone.