quarta-feira, outubro 15, 2008

Cloud Computing - Programando nas Nuvens

cloud

Em muitos diagramas da informática, principalmente na área de redes de computadores, é comum retratar o ambiente diverso da internet como a figura de uma nuvem (cloud, em inglês) e não por acaso. Tal qual uma nuvem real, a internet apresenta uma estrutura maleável com centro indefinido e contornos em constante mutação. Logo, Cloud Computing passou a ser conhecido como o ato de se utilizar a internet como se a mesma fosse uma extensão de seu computador.

É uma tendência que vêm ganhando força ultimamente, principalmente com os investimentos realizados por gigantes como o Google, Yahoo!, Microsoft, IBM entre outras e objetiva de forma simples centralizar tarefas relativas a processamento de dados em um unico lugar. Na prática, o computador passaria a ser um pouco mais que uma porta de acesso à nuvem e os serviços oferecidos por ela, sem a necessidade de instalar pouco ou nenhum dado adicional, o que para uma empresa significaria uma boa economia em investimentos em hardware, backups e atualizações de softwares.

Entretanto, a tecnologia não é tão recente como aparenta ser, afinal ela é a base que sustenta grandes empresas como o Google, atual ícone da Cloud Computing, e que tornou o mesmo tão popular, seja por meio de seu famoso motor de busca (que vasculha a cada consulta 40 bilhões de páginas, selecionando as informações pertinentes e devolvendo-as ao usuário como links) ou atuais aplicativos on-line Gmail, Google Calendar, Google Docs, etc. Mas não só ela, o que impressiona na programação nas nuvens é a diversidade de soluções disponíveis, indo desde simples sistemas de armazenamento de dados, edição de fotos, editores de texto até mesmo sistemas operacionais! Pelo menos é o que prometeu no ínicio do mês Steve Ballmer, CEO da Microsoft. O S.O, provisoriamente chamado de Windows Cloud seria um projeto separado do Windows 7 e voltado para desenvolvedores de aplicativos WEB, já disponível antes do fim do ano segundo pronunciamento de Ballmer.

Mas, e como a Cloud Computing garante a segurança dos dados de seus usuários? Bom, isso é uma questão que ainda levanta polêmica entre os pesquisadores do assunto, embora a opinião geral seja que os riscos são mínimos para a área corporativa. Para eles, é mais vantajoso para pequenas e médias empresas manterem seus dados na nuvem do que armazena-los no HD de seus servidores. A explicação é que as empresas que oferecem serviços web geralmente possuem uma equipe especializada destinada a proteger os dados armazenados, sistemas robustos e atualizados de combate a vírus e invasões e backups frequentes, coisa que muitas empresas desse porte não tem condições de realizar por conta de baixos investimentos na área ou falta de pessoal capacitado.

Flexibilidade do Cloud Computing

Isso sem contar que a flexibilidade da internet, facilita o acesso aos dados tanto por computadores e notebooks até por celulares, PDAS e outros dispositivos digitais. O resultado de toda essa revolução seria por exemplo o fim de suítes de softwares, como o pacote Office da Microsoft, em virtude de serviços web gratuítos ou assinados períodicamente. Enfim, aparentemente vivemos mais um momento de mudança de conceitos com relação ao computador e a influência da web em nossas vidas. Ou talvez não? Mais uma vez na informática, a força dessa corrente só o tempo dirá.

Por Janio N. Lima

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...