terça-feira, outubro 07, 2008

Plataforma Windows - XP, Vista e Windows 7

Não é novidade para ninguem que o Windows Vista, o sistema operacional criado pela Microsoft para suceder o Windows XP em computadores desktop, não agradou boa parte dos usuários Windows. O sistema inovou trazendo interfaces ricas visualmente, com presença de recursos 3D, Transparências, luzes e sombras que unidos transmitiam uma cara de modernidade e elegância para o S.O e isso sem falar dos incrementos técnicos como uma melhor organização dos diretórios do sistema e uma otimização do sistema de buscas. Muito embora, a tão aclamada melhoria na segurança do sistema pareceu irrelevante por ser tão eficiente quanto a do windows XP com service packs e um bom software anti-vírus instalado, além de muito mais incômoda. Outro fator que influenciou de forma incisiva para uma lenta popularização do S.O, sem dúvida alguma foi a configuração mínima necessária para instalação, muito mais elevada que a de seus concorrentes. Afinal, todo o esforço gráfico envolvido no projeto tinha seu custo.

O resultado é que muitos usuários continuaram a utilizar o velho XP em suas estações. A Microsoft entretanto, vem tentando a todo custo tudo para forçar uma adaptação entre seus clientes com estratégias como a suposta descontinuação do produto que deveria ocorrer em julho último ou a redução crescente do suporte técnico ao produto em favor do Vista. O problema é que o mercado mundial de Computadores de baixo custo (que não possuem software suficiente para rodar o Vista) é uma fatia bastante considerável para se deixar nas mãos dos concorrentes, logo o XP ainda representa oportunidades para a microsoft.

A solução parece vir com o novo projeto de sistema operacional da gigante Microsoft, atualmente conhecido como Windows 7. O novo sistema já fora lançado em versão alfa, intitulada Milestone 3, e liberado para alguns testadores e originalmente teria data de lançamento marcada para 2010. Muito embora, comenta-se que o S.O já estaria pronto no fim do primeiro sementre de 2009. O que não seria de se estranhar, tendo em vista o indice de rejeição associado ao uso do Windows vista.

Pelas imagens já divulgadas em sites como o da Info Online ou do UX Evangelist percebe-se uma certa familiaridade dos gráficos do Windows 7 com o seu predessessor, muito embora, os envolvidos no projeto acreditem que o mesmo não exigirá tantos recursos quanto. Entre as imagens divulgadas, vale comentar a respeito da mudança do WordPad e do Paint que utilizando-se de recursos como as barras de ferramentas dinâmicas tornaram-se semelhantes à interface do pacote Office 2007, a calculadora que agora opera com o modo programador e economista e o pacote Windows Live que agora vêm integrado ao S.O. Confira as imagens:

paint7

wordpad7

calculator

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...