quinta-feira, abril 30, 2009

Chega da Claro e Testando a 3G da TIM

1. O FIM COM A CLARO



Depois de dias de amor e ódio (beeem mais ódio) com o serviço de 3G da Claro. Resolvi que já era hora de dar um fim na nossa relação desgastada e partir para outra. No caso a outra é a TIM.



Não tive dor de cabeça para fazer o cancelamento do serviço com a Claro (vai ver porque eu anotei todos os protocolos das reclamações que fiz) e eles me prometeram ressarcir o valor que eu havia pago no modem (também prometeram que iam mandar alguém vir pegar o aparelho aqui). Fui dispensado da multa, provavelmente porque eu me exaltei um pouco citando a Constituição Federal, Código Civil, Declaração dos Direitos Humanos, Bíblia e por fim o Código de Defesa do Consumidor. É muito importante deixar claro aos atendentes que você se sente lesado pela propaganda enganosa da empresa (Quem vende um serviço de 500kbps, por exemplo, mas só garante 100kbps) e que vai procurar um advogado caso algum tipo de multa seja cobrada.



Claro cancelada fui em direção à loja TIM.



2. CONTRATANDO A 3G DA TIM



A contratação foi rápida e como eu já era cliente pós-pago TIM, o modem saiu no 0800. Como na Claro, nos 3 primeiros meses o cliente paga a metade do valor da franquia. Vale ressaltar que ao contrário da Claro, a TIM garante a velocidade contratada, fazendo restrições apenas a fatores externos que possam atrapalhar a conexão, como variações climáticas, etc.



No entanto a TIM também pratica um abuso contra o consumidor; PROPAGANDA ENGANOSA! A consultora TIM que me vendeu o plano, disse que o acesso era ilimitado sem restrição de volume do tráfego. No entanto a cláusula 15 do contrato, estabelece que após este ultrapassar 1 GB, para todos os planos, a TIM se reserva ao direito de reduzir a velocidade de acesso até o faturamento subsequente. OPA! Peraí! Mas a consultora não havia dito que o acesso era ilimitado sem restrições? Nota 4 para a confiança que a empresa passa ao cliente e pela prograganda falsa.



3. TESTANDO O MODEM DA TIM



Deixando os detalhes burocráticos, fui a parte técnica. O aparelho que recebi é o Huawei E160 branco. O mesmo parece um pen drive, mas na verdade é um leitor de cartões micro-SD... Ah! E também modem de acesso 3G! Nota 8 para o formato do modem que é bem compacto, mas faltou um suporte para ser "pendurado" na tela do notebook, o que o modem MD300 da Sony Ericsson possuía.





O Sistema Operacional usado nos testes foi o Windows XP SP3, depois faço um post sobre o funcionamento desse modem no linux (mais precisamente nos Ubuntu e Xubuntu). Pluguei o modem na USB e pimba! O programa de instalação da TIM abriu. Dei os famosos next-next-finish e já estava tudo pronto. Nota 10 para a instalação que não exige nada dos leigos.



Cliquei no ícone "Discador TIM Web" no Desktop e o programa de acesso da TIM abriu. O design é bem legal, com as funções super fáceis de configurar. O programa de gerenciamento também dá informações sobre o modem, um medidor de sinal que funciona (o da Claro só vivia cheio, mas notava-se que na verdade o mesmo oscilava muito) e um medidor de velocidade da conexão. Nota 10 para usabilidade e facilidade do programa de acesso.



Cliquei em conectar e pronto, estava na internet. Naveguei por alguns sites, abri o MSN. Naveguei normal durante uns 15 minutos até que de repente a conexão caiu. Reconectei e continuei navegando, até que o mesmo problema se repetiu. Ví então que a rede da TIM estava bem instável, oscilando bastante. NOTA 5 para a estabilidade do serviço, o programa que gerencia a conexão também poderia rediscar automaticamente após a queda, o que pouparia bastante trabalho do usuário.



Depois de brincar um pouco de ler jornais, resolvi partir para algo mais hardcore e abri o Youtube. O modenzinho não decepcionou e deu pra ver os vídeos sem travar. Baixei um programa de desfragmentação no Baixaki e a taxa de download foi ótima. Nota 10 para a velocidade da conexão, detalhe que meu plano é de 600kbps. Segue resultado dos testes no Speedtest.net:











4. VEREDICTO



O modem da TIM mostrou-se realmente rápido, com taxas condizentes com o valor contratado no plano, no entato sua rede apresenta muitas oscilações, o que acaba fazendo a conexão cair bastante. Para completar o programa de gerenciamento não redisca automaticamente, o que acaba irritando bastante, pois a toda queda temos que rediscar manualmente. Concluo afirmando que a 3G ainda não está pronta para substituir o acesso tradicional de banda larga, que são bem mais estáveis. Até o momento, a 3G da TIM se mostrou superior a da Claro, mas hoje é apenas meu primeiro dia com a TIM. Vamos ver futuramente! Abraço a todos e que Deus ajude a mim e àqueles assinantes de mais essa 3G!

11 comentários:

va disse...

Oi
Que bom que você ficou contente com o serviço da TIM.
Te achei procurando algumas informações sobre a estabilidade da conexão.
Não sei se o que causa as desconexões,é o sistema vista, ou até mesmo o discador ta tim. Tu tem alguma sugestão pro meu problema?
Pesquisei na net, e não achei nada... só você

Unknown disse...

Oi menina! Dei uma olhada no site da TIM, na área de acesso móvel, e eles recomendam mecher nas configurações do discador. Eu alterei aki faz mais de 1 hora e ainda não caiu, ou seja deu certo! Vou publicar um post com a solução mais tarde! Abraço!

Jeferson Antunes disse...

Acabei de me sentir no Gabriel Torres ^^ depois me diz quanto tá pagando para eu ver se compensa mesmo. Valew Jan Jan !!! Manda um abraço para o patrãozinho, to na vida de gado ainda, qualquer hora passo ai!

joelma disse...

bem ontem eu adquiri o modem e160da tim,estou desde ontem tentando baixar o msn e tambem tem sites que nem abrem,liguei la na tim e nada,ja desativei o firewall e nada tambem,o que é uma net sem msn?!o que eu faço ?

Unknown disse...

Joelma, estou devendo um post sobre como resolver problemas de conectividade com esse modem. Prometo que quando voltar do almoço posto! Vou logo adiantando algumas soluções. Configure o discador tim para usar a rede HSDPA/UMTS preferencialmente, pois em caso de queda da mesma, ainda existem as redes EDGE e GPPRS para te socorrer. Atualize o firmware do seu modem. Para mais detalhes, aguarde o post!

Unknown disse...

Como prometido, segue post com possíveis soluções! http://cafecombits.blogspot.com/2009/05/solucoes-para-o-modem-3g-e160-huawei.html

Fellipe disse...

Oi
to tendo um probleminha com a tim no adiquiri a net 3g no final de março no dia 23 mais ou menos quando foi dia 9 de abril minha velocidade caiu chega só até 195k na primeira semana pensei q fosse por causa do tempo estava nublado e chuvoso mais na segunda semana com o tempo limpo cntinuou a mesma coisa então liguei pra tim eles me alegaram q foi um problema q estava tendo na rede e no dia 02/05 iria melhorar aguardei e como prometido melhorou voltou aos 600k contratado sendo q chegou no dia 12/05 voltou o mesmo problema só chega a 195k.
queria saber se aconteceu com vc ou com alguém ou se fui o unico ?

Unknown disse...

Olá.
Adquiri um modem e160 da tim depois dos seus cometários, mas no meu notebook HP tx2075br ele nã funciona, para no processo de instalação do pen drive e não instala o modem. O note está com o Vista Ultimate, tem alguma dica?
Em outros Vistas ou XP funciona normalmente.

Unknown disse...

Jorge, você já tentou rodar o setup do modem em modo de compatibilidade com o Windows XP?

LU disse...

BOM DIA!

GOSTARIA QUE ME AJUDASSEM, POR FAVOR.
TENHO UM MODEM HUAWEI E160 Q ADQUIRI NA PROMOÇÃO DA TIM, SÓ Q AQUI NA MINHA CIDADE, SANTARÉM-PA, a conexão tim é péssima, ai mudei pra VIVO, depois de desbloquear o modem, no entanto, o meu modem continua tendo uma conexão muito baixa, apesar de a VIVO ter uma boa conexão aqui...Não sei o que faço pra melhorar minha velocidade...se alguém souber o que posso fazer pra melhorar, agradeço...ah, eu uso o vista, SERÁ Q TEM ALGO A VER???


GRATA

Solleon Menezes disse...

Você usa qual sistema operacional?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...