No último dia 23 de abril, a comunidade linux ficou empolvorosa com o lançamento da mais nova versão de uma de suas distribuições mais famosas, o Ubuntu linux. Também conhecido como "Jaunty Jackalope" ou "Jackalope Desenvolto" em uma tradução mais literal, homenageia os mamíferos folclóricos que seria uma espécie de cruzamento entre uma lebre (jackrabbit) e um antílope (antelope) e é comumente retratado como um coelho com galhadas.
Entre as novidades, com relação à versão 8.10, o Jackalope inclui:
Ambiente de desktop Gnome 2.26, com novos recursos como:
- Brasero (2.26.0): agora como utilitário queimador de cd padrão no Nautilus.
- Foi aprimorado o sistema de manipulação de multiplos desktops e atualizado a gnome-display-properties
O sistema de arquivos Ext4 já é suportado nessa versão. Porém o padrão continuará sendo o Ext3, entretanto estuda-se a possibilidade de incorporar o novo padrão de acordo com o retorno dos usuários.
Para aqueles que desejam experimentar a Cloud Computing, o Ubuntu 9.04 Server vem com uma maneira de utilizar a tecnologia. Eucalyptus é uma tecnlogia de código aberta que torna possível implantar o seu próprio servidor, implantar e testar sua própria núvem. Você pode criar dinamicamente máquinas virtuais, configurar múltiplos clusters dentro de uma única núvem. com o EBS ( bloco elástico de armazenamento ) equivalente e compatível com o S3.
Por fim, temos o servidor de e-mail Turn-key. Onde o pacote dovecot-postfix provê uma maneira fácil de implantar uma pilha de e-mails com suporte a SMTP, POP3, IMAP com TLS e SASL.
Você pode conferir outras novidades e screenshots do novo sistema, acessando:
https://wiki.ubuntu.com/JauntyJackalope/TechnicalOverview
http://news.softpedia.com/news/Ubuntu-9-04-Released-109987.shtml
Gostou? Quer experimentar? é só acessar o site oficial do projeto, solicitar um CD ou fazer download de uma das versões do Ubuntu. Ou fazer o download diretamente dos mirros listados abaixo:
Ubuntu 9.04 32bits
Ubuntu 9.04 64bits
Ubuntu Server 32bits
Ubuntu Server 64bits
0 comentários:
Postar um comentário