sexta-feira, março 04, 2011

Programando para Android: Criando uma aplicação com o Eclipse IDE - Parte 1

Como foi mostrado no post anterior, o Android é uma plataforma bastante interessante para um programador iniciante ou mesmo para uma equipe de desenvolvimento de sistemas interessada em desbravar o ambiente da construção de aplicativos para smartphones (que só tendem a se tornar cada vez mais comuns daqui em diante).

Mas como começar?


A maneira mais fácil para começar a programar para o Android, forma inclusive recomendada pela própria Google, é utilizando o Eclipse IDE. Quem já trabalhou algum dia na vida com Java deve conhecer bem ou pelo menos já ter ouvido falar desse simpático ambiente de desenvolvimento de aplicações java criado pela IBM e doado a comunidade em 2001 como Software Livre. O Eclipse tem como principal característica a possibilidade do usuário adicionar as funcionalidades que deseja através de extensões (conhecidas como plug-ins) disponíveis na web, proporcionando experiências diversas seja qual for o estilo de seu proprietário ou mesmo sua linguagem favorita, já que com o sistema de extensões é possível expandir a programação além do habitual java. E é com ajuda do sistema de extensões que vamos "ligar" nossa suíte com as bibliotecas e simuladores Android.

Então, se quer acompanhar nosso pequeno tutorial aqui seria uma boa idéia adquirir sua própria versão do Eclipse IDE, clicando aqui.

O Android SDK

Para quem não sabe o que é SDK (e ainda não teve a curiosidade de procurar no google o significado), significa "Software Development Kit" ou "Pacote de Desenvolvimento de Software" em uma tradução livre para nosso bom português. Um SDK geralmente é liberado pelo fabricante de um software se ele deseja que programadores externos tenham uma melhor integração com o sistema através de bibliotecas de funções que encapsulam as principais funcionalidades do software e características de hardwares específicos como no caso do Android.

Dá para perceber que nosso próximo passo é instalar o SDK do Android neh? Acessando aqui, você poderá escolher a versão do Android SDK específica para o sistema operacional  que você utiliza.

O ADT Plugin

Ok, outra sigla né? Então vamos explicá-la: ADT nada mais é que "Android Development Tools" ou Ferramentas de Desenvolvimento para Android e trata-se de um plugin desenvolvido para extender as funcionalidades do Eclipse possibilitando a criação de projetos voltados para o Android usando as bibliotecas providas pelo SDK. Resumindo, ele será a ponte que irá unir o Android SDK à nossa Eclipse IDE.

Também será necessário efetuar o download do ADT, mas de maneira diferente. Com o Eclipse instalado, siga os passos descritos abaixo:
  1. Inicie o Eclipse e vá até o menu "Help > Install New Software"
  2. Clique no botão "Add" e na caixa que se abre digite "ADT Plugin" no campo Name e "https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/" no campo Location e finalize clicando em OK.
  3. De volta a janela de Available Software, marque a caixa de seleção ao lado de Developer Tools e prossiga clicando em Next.
  4. Você terá que aceitar os termos de licensa e clicar em Finish.
  5. Por fim, reinicie o Eclipse e vamos configurar nosso plugin
  6. Com o Eclipse aberto novamente, siga até o menu "Window>Preferences" e na nova janela selecione Android no painel esquerdo
  7. Clique em Browse... e selecione o diretório onde se localiza o SDK que baixamos anteriormente.
  8. Se tudo estiver em conformidade você já deve visualisar as informações das plataformas android disponíveis no diretório do SDK na tabela abaixo do SDK Location.
Uma opção particularmente útil que o ADT propicia no Eclipse é o menu "Window >Android SDK and AVD manager" que permite ao usuário instalar novas plataformas ao diretório SDK além de outros add-ons e configurar AVDs ou Android Virtual Devices que como o próprio nome já demonstra, são máquinas virtuais que simulam a aparência de uma tela de Smartphone Android para que você possa testar o funcionamento de suas aplicações. E são particularmente bonitinhas, dá só uma olhada:


Gostou? No próximo post (que vai sair logo, prometo!) iremos por a mão na massa efetivamente e programar nossa primeira aplicação Android.

[UPDATED]
Próximo post da série




3 comentários:

Thiago Araújo disse...

Muito bom o seu turotial, bem simples e de fácil entendimento.
Parabéns!

Janio N. Lima disse...

Muito Obrigado, Thiago. Acompanhe também a parte 2 do tutorial e fique atento para as continuações da série.

Eduardo disse...

Cadê o próximo post? Você prometeu que ia sair logo :/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...