quarta-feira, junho 24, 2009

Alternativas livres para os softwares do dia-a-dia

Já faz algum tempo que nós, da equipe do Café com Bits, trazemos a você que deseja ou está realizando um processo de migração de aplicações para o ambiente open source, seja por adequação funcional em seu ambiente de trabalho ou pelo simples anseio de se utilizar de ferramentas que lhe permitam realizar as suas tarefas sem depender do uso de softwares piratas, soluções open source disponíveis e suas principais vantagens e desvantagens. Foi assim com a nossa série Migrando o desenvolvimento de aplicações para o mundo do software livre em suas parte I e parte II (e em breve com o lançamento da parte III da série) e com nossa última matéria a respeito de que suítes open source de escritório disponíveis atualmente seria a melhor.

Hoje abordaremos outras categorias de aplicativos usados comumente por usuários de sistemas proprietários, procurando mostrar alternativas livres para uso.

  • Navegador Web:
Mozilla Firefox 3.5
Mozilla Foundation
http://br.mozdev.org/



Segundo lugar entre os browsers mais utilizados, o Mozilla Firefox surpreende pela boa navegabilidade e interface amigável até mesmo àqueles usuários que estão acostumados a navegar pelo Micrososft Internet Explorer. Dificilmente alguém que utilize o browser retorna para o concorrente proprietário.

E a resposta está no elevado grau de personalização que sua interface permite com a adição de temas e ferramentas de customização, além de inúmeras possibilidades de adição de recursos através da instalação de complementos disponíveis no repositório oficial do Firefox. Existem componentes que inclusive têm comunidades de desenvolvedores mais ativas do que muitas aplicações em si. Atualizações nos componentes, inclusive já são informadas pelo browser no momento da instalação.

Mais funcionalidades podem ser vistas no nosso último post sobre o lançamento do navegador Firefox 3.5

Opera
Opera Software
http://www.opera.com


Outro navegador bastante popular é o Opera, desenvolvido pela Opera Software, ele também permite personalização e adição de plugins à sua interface e usa o sistema de abas como o Firefox.

Entretanto o seu forte são as funcionalidades embutidas, como o Speed Dial que permite a visualização dos sites mais acessados toda a vez em que uma aba em branco for iniciada; o Opera Link que permite a sincronização de favoritos, dados, bookmarks e entradas no speed dial; Opção de salvar a sessão de navegação atual; executar operações através de movimentos do mouse; Botões de navegação por páginas de um site através dos botões Fast forward/rewind; Magic Wand que permite um preenchimento otimizado de relatórios; Buscas integradas no próprio browser, etc.

Google Chrome 2.0
Google
http://www.google.com/chrome



Criado pela poderosa Google, o Chrome vêm agregando várias funcionalidades presentes nos concorrentes como o sistema de abas, speed dial além de ter sido o primeiro a apresentar o conceito de navegação segura, que permite ao usuário navegar sem deixar rastros no computador utilizado. Também é um dos browsers mais velozes da atualidade, apesar de só estar disponível atualmente para o sistema operacional Windows.

O Chrome 2.0 já fora analisado pelo Café Com Bits nesse post, onde abordamos mais profundamente mais de suas funcionalidades.

Disponível para Windows


  • Mensageiros instântaneos:

Pidgin
Edgewall Software
http://www.pidgin.im/


Esse simpático mensageiro permite ao usuário logar-se simultaneamente em várias redes de chat online, suportando vários recursos dessas redes como transferência de arquivos, mensagens offlines, icones e imagens de exibição além de vários outras funcionalidades poderem ser incluídas através da adição de plugins.

O pidgin suporta as seguintes redes: AIM, ICQ, Google Talk, Jabber/XMPP, MSN Messenger, Yahoo!, Bonjour, Gadu-Gadu, IRC, Novell GroupWise Messenger, QQ, Lotus Sametime, SILC, SIMPLE, MySpaceIM e Zephyr.

Disponível para Windows, Linux e outros sistemas Unix (inclusive, integrando-se ao ambiente GNOME2 e KDE 3.1). Para usuários de MAC OSX uma solução seria o Adium.

aMsn
aMsn Team
http://www.amsn-project.net/



Sem dúvida o software que mais se assemelha ao Windows Live Messenger, o aMsn possui muitas funcionalidades semelhantes ao concorrente da MS, como mensagens offline, transferência de arquivos, suporte a web cam, alarmes de eventos, emoticons personalizadas, personalização da interface por meio da adoção de skins etc..

O pidgin trabalha apenas com a rede MSN e está disponível para pelo menos 40 idiomas diferentes

Disponível para Windows, linux, Mac OS X e Free BSD.

  • Cliente de E-mail:

Mozilla Thunderbird
Mozilla Foundation
http://br.mozdev.org/thunderbird/download.html

Juntamente com o Firefox, o Thunderbird é o um dos projetos da fundação Mozilla mais bem destacados em número de usuários. Trata-se de um cliente de e-mail robusto e cheio de recursos, com interface tão amigável quanto seu "irmão", representando uma real concorrência ao Outlook/Windows Mail/Live Mail da Microsoft.

Entre as funções que agrega, estão a compatibilidade com os protocolos IMAP, LDAP e POP, visualização e envio de mensagens HTML, confirmação de leitura de e-mails, agenda de contatos, múltiplas contas de usuário, criação de filtros de mensagem, além de possuir leitor de feeds RSS integrado, identificação de SPAMs, agrupamento e classificação de e-mails, além da possibilidade de se incluir plugins.

Disponível para Windows, linux e MAC OS X

Evolution
Novell
http://projects.gnome.org/evolution/index.shtml



Integrado ao ambiente GNOME para Linux, o Evolution é um cliente de e-mail que possui muitas funcionalidades interessantes como múltiplas contas de usuário, busca personalizadas em pastas de e-mail, segurança integrada com criptografia GPG (GNU Privacy Guard) and S/MIME, possibilidade de integração com outros softwares como o Pidgin, Planner e Gnome-panel Calendar, criação de filtros, integração com calendaários web, além de u sistema de controle de lixo eletrônico.


  • Desenho vetorial:

Inkscape
inkscape.org
http://www.inkscape.org/



É um programa de desenho vetorial open source que possui ferramentas semelhantes ao Adobe Illustrator, Corel Draw e Xara X usando os padrões W3C para o formato de arquivo Scalable Vector Graphics (SVG).

Disponível para Windows, Linux e MAC OS X, apesar de existirem bons usos relatados em sistemas FreeBSD e UNIX.

  • Design Gráfico:

GIMP 2.6
GIMP Team
http://www.gimp.org/



Velho conhecido dos designers, o GIMP é um software de manipulação de gráficos bem versáti. Seu nome representa um acrônimo de "GNU Image Manipulation Program" e é bastante utilizado para tarefas de retoque,  composição e autoração de imagens.

Sua interface é altamente customizável com barras flutuantes e móveis que provê ao utilizador toda a liberdade possível para trabalhar nos detalhes da imagem.

O GIMP pode ser utilizado tanto como software de pintura (através de ferramentas como lápis, pincel, clone, balde de tinta e gradientes, etc), como ferramenta de melhoramento  de imagens (através de ferramentas de eliminação de perspectiva, canais de cor, clonagem de objetos, camadas, etc), sistema de processamento de arquivos em lote, renderizador de imagens em massa e conversor de formatos.

O GIMP aceita os formatos bmp, gif, jpeg, mng, pcx, pdf, png, ps, psd, svg, tiff, tga, xpm, importa arquivos svg e produz também animações em GAP e MNG.

Disponível para Windows, Linux, MAC OS X, Sun OpenSolaris e FreeBSD.

  • Editoração gráfica:

Scribus 1.3
Linux-Magazin Germany
http://www.scribus.net/



O scribus é um software projetado para ser um software de editoração eletrônca. Ideal para a construção de Revistas, anúncios, calendários, newsletter e editoração de arquivos PDF (Portable Document Format).

Entre as funcionalidas incluídas estão o suporte ao sistema de cores CMYK, sperarações, gerenciamento de cor ICC e criação versátio de arquivos PDF, suporte ao padrão ISO PDF/X-3 além de incluir opções para desenho vetorial, importação de arquivos SVG, formatos de fontes abertos e sistema de arquivos baseado em XML, aberto e bastante documentado.

Disponível para Windows, Linux/UNIX, Mac OS X e OS/2.


  • Ripador de CDS/DVDs:

Brasero 2.26
GNOME Project
http://projects.gnome.org/brasero/



É um queimador de CD/DVD para o ambiente GNOME Linux bastante simples e robusta, permitindo aos usuários criarem seus próprios CDs/DVDS de maneira fácil e rápida.

Entre suas funcinalidades estão o suporte a discos multi-sessão, criar discos a partir de imagens (ISO), limpeza de disco, Drag and drop e Recortar e Colar a partir do Nautilus ou outros gerenciadores de arquivos e criação de discos de aúdio a partir de diversos formatos como mp3, ogg e flac.

Disponível para Linux e UNIX

K3b 1.05
KDE Project
http://k3b.plainblack.com



O K3b é outro ripador para Linux, dessa vez desenvolvido pela equipe KDE para o referido ambiente de desktop. Possui todas as funcionalidades necessárias para ser um bom gravador de CDS e DVDs através do uso dos programas cdrecord, cdrdao e growisofs.

Disponível para Linux e UNIX

InfraRecorder
Christian Kindahl
http://infrarecorder.org/



O InfraRecorder é um programa de gravação de CD/DVD livre que opera sob a licensa GPL3 voltado para a plataforma Windows.

Entre suas funcionalidades estão a criação de CDs/DVDs de dados e aúdio e sua gravação em mídias ou em imagens de disco armazenadas no HD, suporta gravação em DVD de dupla camada, limpa discos regraváveis de 4 formas diferentes, verifica os barramentos SCSI/IDE coletando informações a respeito de suas capacidades, realiza cópias de discos "on the fly" e utilizando imagem temporária do disco, suporta multissessão e os seguintes formatos de arquivo: .wav, .wma, .ogg, .mp3 and .iso.

Disponível para Microsoft Windows

  • Players audio-vídeo:

Rhythmbox
Project GNOME
http://projects.gnome.org/rhythmbox



o Rhythmbox é um programa de gerenciamento de músicas integrado ao ambiente de desktop GNOME para Linux, inspirado no iTunes da Apple e desenvolvido sobre o framework de mídia GStreamer.

Entre as características do software, encontra-se um sistema avançado de busca e filtro de músicas, criação de listas de reprodução, suporte a iPod e dispositivos MP3, reprodução, ripagem e gravação de CDs de áudio, recursos de visualização de áudio, adição podcasts e rádios onlines. Além disso possui suporte para a rede social Last.fm e lojas virtuais como a Jamendo e a Magnatune.

Disponível para LINUX (GNOME).


Amarok
Amarok Project
http://amarok.kde.org

O Amarok é um player de aúdio inicialmente produzido para o ambiente desktop KDE para Linux e pode ser utilizado ainda em outros sistemas baseados em UNIX e FreeBSD, além de possuir versões em desenvolvimento para o Windows e MAC OS X. Ele é capaz de operar com conceitos bastante comuns entre outros players de audio como pastas e listas de reprodução, embora seu forte seja o sistema de catalogação de mídia através de etiquetas (tags).

Entre as funcionalidades disponíveis para o Amarok, estão a possibilidade de criação de múltiplas listas de reprodução, indexação do acervo de músicas em banco de dados (SQLite, MySQL e PostgreSQL), integração com outros softwares KDE como o K3b e o navegador Konqueror, criação de scripts, aparência customizada através da adoção de skins baseados em CSS e integração com redes de disponibilização de músicas na web, como a rede social Last.fm, a loja virtual Magnatune, o site Jamendo, entre outros.

Disponível para LINUX, UNIX, FreeBSD além de versões em desenvolvimento para MAC OS X e Windows.

Coolplayer
CoolPlayer Developers
http://coolplayer.sourceforge.net/



Esse pequeno player de áudio de apenas 600kb é uma alternativa para os usuários de Windows que desejem um programa leve e de fácil interface, que inclusive pode ser incluso em pen drives e outros tipos de mídia removível em sua versão portable no site portableapps.

Entre suas funcionalidades principais estão suporte aos principais formatos de aúdio disponíveis como mp3, ogg, wav, etc. Conversor de mp3 para wav, Interface customizável através do uso de skins (que inclusive podem ser baixadas do website do projeto), equalizador de 8 bandas e suporte a plugins de entrada do Winamp.

Disponível para microsoft Windows


VLC
VideoLAN team
http://www.videolan.org/vlc



Esse excelente player multimídia suporta os mais diversos formatos de arquivos como DivX, XviD, MPEG-1, MPEG-2, AVI, MOV, WMV, Real, SVCD, Matroska, 3GP, FLV, Cinepak, FLAC, Ogg, WMA, MP3, AAC, Vorbis sem a necessidade de instalação de codecs especiais, suporta legendas e conserta vídeos AVI com partes corrompidas. Também é capaz de executar DVD, VCD e CDs de audio e vários protocolos de streaming.

Por falar em Streaming, o VLC também pode ser usado como servidor desse tipo de transmissão tanto em unicast quanto em broadcast e através de redes IPv4 e IPv6.

Disponível para Windows, GNU/Linux, MAC OS X, FreeBSD, Solaris entre outros.

Mplayer
Mplayer Team
http://www.mplayerhq.hu



O Mplayer é um player de vídeos cheio de recursos que suporta arquivos de diferentes formatos, como MPEG/VOB, AVI, Ogg/OGM, VIVO, ASF/WMA/WMV, QT/MOV/MP4, RealMedia, Matroska, NUT, NuppelVideo, FLI, YUV4MPEG, FILM, RoQ, PVA através de codescs nativos ou do tipo XAnim e Win32 DLL. Também é capaz de executar VCD, SVCD, 3ivx, DivX 3/4/5 e WMV.



2 comentários:

Unknown disse...

Realmente muito interessante.
Cheguei neste post através do twitter.
Ja tinha vários programas que ja usava e vários que vou usar apartir de agora.
Parabéns.
http://twitter.com/eduardolual

C@riri disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...