quinta-feira, setembro 25, 2008

A Oitava Maravilha da Telefonia Móvel


Você poderia muito bem dizer que é mais das centenas de clones do iPod, mas a apesar da aparência de tocador de vídeos, estamos diante do revolucionário e aguardado iPhone, telefone celular + iPod da Apple. 

Esta belezinha foi anunciada esta semana pelo presidente da Apple, Steve Jobs, que, com o anúncio, fez subir as ações da empresa e cair os papéis das concorrentes do mercado de telefonia móvel. O que podemos dizer é que o produto é completamente empolgante e revolucionário. A primeira coisa que se nota é a ausência de um teclado. Mas não se assuste, o teclado é na realidade um amplo monitor sensível ao toque. O monitor é um capítulo a parte, uma tela LCD de 3.5 polegadas usando uma nova tecnologia que permite identificar mais de um toque ao mesmo tempo. Com isso temos funções do tipo, zoom em imagens, rotação, etc. feitas usando dois dedos.

O iPhone possui sensores de movimento especiais que identificam a posição do aparelho ajustando o conteúdo a tela e criando novas possibilidades de interface com isso. Também há sensores de proximidade que permitem identificar quando o aparelho está próximo ao ouvido desligando o monitor automaticamente de modo a economizar energia. Outro sensor presente é o de luminosidade que ajusta as configurações do visor automaticamente de acordo com a luz ambiente poupando bateria.

O celular possui uma câmera de 2 megapixels integrada que permite fotos nítidas e equiparáveis a uma câmera digital comum.

Com poucos mais de 11 centímetros de comprimento e 1 centímetro de largura, o telefone toca músicas no formato MP3, mostra vídeos, acessa a WEB, envia e recebe emails, roda aplicativos... São tantas funções e recursos que podemos dizer que o iPhone é também um smartphone (põe smart nisso!). Reforçando a frase anterior a 'máquina' roda o sistema operacional Mac OS X.

No quesito conectividade, o celular não perde em nada para os principais notebooks no mercado, integrando as tecnologias Bluetooth e WiFi. O disco rígido existe em duas versões 4GB e 8GB. A durabilidade da bateria é estimada em 4 a 8 horas de conversação, vídeos e navegando na web a 15 a 18 horas escutando músicas.

Como não poderia deixar de ser o mesmo acessa a loja online iTunes e é capaz de baixar e gravar músicas e vídeos de lá.

Toda essa sopa tecnológica não sai por menos de 455 dólares nos Estados Unidos, já aqui podemos esperar qualquer coisa mais salgadinha. Quem quiser ver e saber mais acesse o site: http://www.apple.com/iphone e divirta-se!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...