quinta-feira, setembro 25, 2008

Publicando RSS com o ASP.NET RSS Toolkit – parte 1

Mas, o que é RSS?

Se você costuma ler blogs freqüentemente como o Café com Bits ou outros mais, já deve ter notado que um símbolo laranja aparece na barra de navegação de seu browser ou mesmo um ícone (geralmente também laranja) com a sigla RSS. Mas, o que significa essa sigla e oque ela representa para o desenvolvimento para a web?

Para explicar mais a fundo sobre tema, vamos detalhar mais nosso exemplo. Então suponha que você costuma visitar muitos blogs e quer se manter informado das mudanças que ocorrem em cada um deles. Dependendo do número de blogs e sites que costume acessar, essa tarefa pode se tornar bastante dispendiosa, sem falar que muitos deles possam não ter conteúdo novo para oferecer naquele momento. Não seria interessante que assim que você abrisse o seu navegador de internet, pudesse visualizar quais de seus sites costumeiramente acessados possuem atualizações ou não? Pois isso é exatamente o que o RSS faz!

Definição

A sigla RSS possui vários significados como RDF Site Summary, Rich Site Summary ou mais costumeiramente de Really Simple Syndication e foi criado no início de 1999 pela Netscape que abandonou o projeto por considerá-lo não viável. Entretanto uma pequena empresa chamada UserLand decidiu dar continuidade a ele e aplicá-lo a sua ferramenta de blogs, o que para tanto necessitou de uma revisão no código do Netscape de forma a simplificá-lo. Em pouco tempo o RSS 0.91 foi lançado e as inovações continuaram a seguir, atualizando e dinamizando o padrão até chegar a sua versão atual, 2.0.

O padrão RSS é baseado em XML e permite que desenvolvedores e gestores de conteúdo divulguem noticias e novidades de seus sites para seus visitantes. Isso é feito geralmente pelo armazenamento do titulo, link e resumo de uma noticia em um arquivo de extensão .xml, .rss ou .rdf, conhecido como Feed. Assim, aqueles interessados em acessar o conteúdo podem incluir o link do feed em algum programa leitor de RSS (agregador) que captura o conteúdo dos arquivos, indexando-os e exibindo em sua interface gráfica.

Estrutura

A estrutura de um Feed RSS, é algo semelhante ao mostrado abaixo:





<?xml version="1.0"?>


<rss version="2.0">


<channel>


<title>Examplo de Canal</title>


<link>http://exemplo.com/</link>


<description>Exemplo de Canal RSS</description>


<item>


<title>Noticia1</title>


<link>http://exemplo.com/not1</link>


<description>Noticia teste 1</description>


</item>


<item>


<title>Noticia2</title>


<link>http://exemplo.com/not2</link>


</item>


</channel>


</rss>



Primeiramente, a tag é fundamental porque delimita a área do documento RSS e expecifica sua versão, no nosso caso, a versão 2.0. Dentro dela encontramos o atributo channel que indica o canal do feed RSS e guarda atributos importantes como link, que armazena o endereço url do site, title que provê seu título, description que descreve um pouco a respeito do site, ou alguma outra informação secundária como o slogan publicitário. Além de language e webmaster, tags que apesar de pouco usadas oferecem informações adicionais a respeito do idioma utilizado e o responsável (ou o e-mail do mesmo) pelo Feed.

Entretanto, a tag mais importante dessa estrutura, sem dúvida é a . Dentro dessa área encontra-se a notícia propriamente dita, logo, se existem duas notícias a serem divulgadas, haverá duas tag item no documento, sendo portanto a particular que mais vezes aparecerá dentro da estrutura do RSS Feed.

Entre os atributos internos da tag item, encontram-se a tag title, representando o título da noticia, a tag pubDate, representando sua data de publicação, a tag description, que oferece um resumo (ou em alguns casos, o texto completo) (ou em alguns casos, o texto completo) da noticia , a tag link que aponta para o endereço url, a tag autor e a tag category que permite ao desenvolvedor informar a classificação daquela informação.

Entretanto o padrão RSS ainda é um XML em sua essência e tal qual esse, é possível escrever o código acima em qualquer editor de texto (como o bloco de notas) de forma manual e salvando como um arquivo de extensão .xml ou .rss ou utilizar-se de programas geradores de RSS que pode se encontrar aos montes pela internet.

Símbolo do RSS

Saber se determinado site era servido por RSS até bem pouco tempo atrás significava torcer para bater o olho em um ícone laranja com a sigla do padrão apertada em seu interior. Até que em sua versão 1.5, o navegador Mozilla Firefox passou a adotar um símbolo diferente para representar o padrão RSS e alertar quais páginas contêm essa tecnologia.

O que aconteceu foi que o símbolo (um quadrado laranja onde se vê algo como ondas sendo transmitidas) acabou se tornando tão popular entre os internautas que acabou se tornando o símbolo universal do RSS.

logo universal do RSS

Bom, hoje ficamos com uma pequena noção a respeito do RSS e de sua importância para o desenvolvimento voltado para a web. No próximo artigo, veremos como criar nosso próprio feed RSS, publicá-lo e consumi-lo perfeitamente usando o Asp.Net RSS Toolkit, integrado ao Visual Studio 2008. Até lá!!

1 comentários:

Alexandre Brendim disse...

Eu tenho um blog, com a plataforma do blogger, mas hospedado em um dominio particular.

Descobri hoje que o meu feed sumiu, se tentar acessá-lo pel endereco ou pelo feedburner, ele não existe mais.

No entanto vejo as noticias nos leitores como google e yahoo.

O que pode ter ococrrido e o que fazer para recuperar isso.

Acessando meus aquivos através do ftp, vejo que o arquivo atom.xml está com 0b

Obrigado pela atençao

Alexandre

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...