Hoje, a partir das 21 horas, o Google testará o uso do protocolo IPv6 em seus serviços por 24 horas. A iniciativa é parte do plano de adaptação da empresa a nova tecnologia que será implantada em um futuro breve.
Desde o começo da década vem se especulando quando os endereços de IP atuais, que estão na versão 4, irão acabar. Mas as grandes empresas de tecnologia não ficaram esperando isso acontecer de braços cruzados e investiram de forma agressiva na tecnologia substitutiva, o IPv6.
O novo protocolo de endereçamento da WEB permitirá que a Internet se expanda por um período de tempo bem superior a 100 anos, para ser mais preciso, teoriacamente seria possível ter 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456 endereços IPv6.
Google, Apple, Microsoft, Facebook, Yahoo, dentre outros, já estão se preparando para essa nova tecnologia e estimasse que dentro de alguns meses todos os serviços dessas companhias já possam ser acessados usando os novos endereços.
O Google vai testar essa nova tecnologia hoje em seus principais serviços, como buscador, YouTube, etc. tendo em vista que praticamente todos os sistemas operacionais e browsers modernos dos usuários já serem capazes de lidar com essa tecnologia. Vale lembrar que para os internautas a troca será transparente.