quarta-feira, junho 15, 2011

Otimizando o uso da bateria de seu notebook

Sem sombra de dúvidas, a quantidade de tempo que um notebook pode funcionar independente da conexão com tomadas elétricas é um dos fatores mais importantes para os consumidores no momento da aquisição desse tipo de equipamento. Bem verdade, é bastante tentador encontrar notebooks/netbooks com bateria que dura quatro, seis, oito ou até mais horas sem necessitar de recarga através da rede elétrica.

Entretanto, o que o cliente percebe imediatamente ou meses após efetuada a compra é que  a bateria que deveria funcionar 6h initerruptamente, na verdade não pode ficar ligado mais de 2 horas sem alarmar ao usuário baixo nível de carga na bateria ocasionando assim em frustração ou revolta, dependendo do humor do usuário naquele momento.

Mas vamos com calma e antes de correr para acionar o Procon ou processar a loja/vendedor/ fabricante, é conveniente fazer a seguinte pergunta: Será que não estou abusando demasiadamente da bateria de meu computador? E para que tenha certeza de que está utilizando o máximo do poder da bateria de seu computador portátil, preparamos este pequeno guia para você.

Quanto menos recursos periféricos utilizar, melhor

É algo bem lógico, mas que pouca gente lembra de fazer. Seu computador é um produto eletrônico e como tal consome energia elétrica para funcionar, bem como todos os demais recursos embutidos ou de alguma forma conectados a ele. Sim, amigos, falo tanto de pendrives, hds externos e SD cards quanto de modens embutidos de rede wireless ou bluetooth. Não é meramente por cortesia que os fabricantes de notebooks colocam algum tipo de interruptor físico para ligar/desligar a placa wi-fi, embora possa representar uma parcela infíma se comparado ao que é consumido por demais componentes internos, possui um resultado perceptível a longo prazo (assim como percebemos em nossa conta de energia, os benefícios de retirar da tomadas aqueles equipamentos em standby).

Verifique os recursos de gerenciamento de energia de seu S.O

Em geral, seja qual for o sistema operacional que utilize, existe sempre um sistema que permite configurar como o computador tratará o consumo de energia quando conectado ou não a uma tomada elétrica. Via de regras, são conhecidos como recurso de gerenciamento de energia costumeiramente podem ser acessados tanto através do menu de administração quanto pelo próprio ícone de estado da bateria, quando o computador está em modo independente.

Em geral, os recursos de gerenciamento do computador tratam basicamente sobre o que fazer durante o tempo inativo do sistema, isto é, aquele período onde nenhuma tarefa está sendo executada além das fundamentais para o funcionamento do S.O. É aquele tempo em que você dá uma volta para tomar café e bater um papo com os amigos, lê um longo arquivo de texto ou assiste aquele vídeo de 10min no youtube.com (o vídeo já fora baixado e carregado totalmente em memória RAM e processá-lo é uma tarefa insignificante para o sistema operacional).

Entre as principais funcionalidades comuns do gerenciamento de energia está a otimização do consumo reduzindo sempre que possível o brilho da tela e a diminuição da atividade dos discos (HD e drivers de CD/DVD/Blue-Ray-ROM) além de definir em quanto tempo o computador deve fazer uso independente dos sistema de suspenção e hibernação, itens que merecem ser explicados de forma mais detalhada a seguir.

Hibernação e Suspenção

Apesar de ambos os recursos não serem novidades nos sistemas operacionais modernos, eles ganharam bastante atenção nas últimas distribuições em comparação as anteriores. Com certeza você já se deparou com esses comandos no momento de desligar seu computador,  mas você sabe mesmo o que significam esses recursos e quando utilizá-los?

Pois bem, a Suspensão era conhecida antigamente como fazer o computador “dormir” nos S.O mais antigos e embora tenha ganho um termo mais bonito ainda possui um funciomento similar ao anteriormente executado. Um sistema que entra no modo de suspensão permanece ligado, mas com o mínimo de recursos acionados (inclusive desligando a tela) e todos os seus trabalhos são armazenados em memória RAM. Para continuar suas tarefas também não tem segredo, apenas pressionar uma tecla ou pressionar algum dos botões do mouse já deve funcionar.

A Hibernação funciona seguindo o mesmo princípio mas de maneira bem diferente. O estado atual de seu computador, isto é, sessão de usuário e trabalhos executados, é salvo em disco e o computador é completamente desligado. Mais tarde, quando você ligar novamente seu computador, ele restaurará todos os dados da sessão anterior da maneira como estava antes da hibernação.

Proteção de Tela, Pra que te quero?

Os sistemas operacionais costumam disponibilizar em suas distribuições, pacotes com animações de tela inteira que são exibidas durante o período em que o sistema encontra-se ocioso e em geral, são bastante divertidas de assistir. Mas estamos dispostos a minimizar os gastos com energia do sistema, não é? Então segue nossa nova diretriz: Uma proteção de tela vazia vale mais do que bolinhas coloridas ou slideshows divertidos!

E o motivo disso, você já deve ter adivinhado. Uma tela negra que não tem que se preocupar em exibir imagens dinâmicas para o usuário, não utilizará de nossa parca reserva de bateria para esse fim.

Reduzindo o brilho do monitor

De todos os componentes eletrônicos presentes o monitor é, sem dúvidas, o principal responsável pelo consumo de energia elétrica em nosso computador. Afinal além de ser o principal meio de saída de dados da máquina, é exigido dele cada vez maior perfeição na exibição de imagens sob a forma de variadas resoluções de imagens, intensidade do brilho e escalas de cores cada vez mais diversificadas.

Embora a indústria faça a parte dela pesquisando sempre novos materiais que supram as necessidades de desempenho requeridas pelo consumidor moderno por um consumo energético menor, é nossa responsabilidade gerenciar os recursos que temos disponíveis de modo a tanto usufruir dos benefícios tecnológicos ao mesmo tempo em que garantimos que a energia de nossa bateria seja utilizada racionalmente. Um exemplo de alteração nas configurações de vídeo que é ao mesmo tempo rápida e de grande influência na redução de consumo da bateria é a diminuição do brilho da tela, oque ocasiona na redução da quantidade de luz projetada pela tela, refletindo dessa forma significativamente em aumento da autonomia da bateria.

Bom se mesmo com as dicas, o seu computador continuar consumindo energia além do esperado, então sinta-se a vontade para acionar as autoridades competentes! Mas, se os resultados finais forem positivos, então continue seguindo nossos conselhos para aproveitar ao máximo tudo que a sua bateria tem a oferecer!

Até a próxima!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...