Após muitos rumores nos últimos meses, finalmente a Nintendo rompeu o silêncio em torno de seu tão aguardado console, anteriomente batizado de Project Cafe, utilizando-se da grande audiência em torno da maior feira de games do mundo para fazer o anuncio oficial de seu novo hardware de jogos domésticos que acabou recebendo como denominação uma variação do nome de seu predecessor, o Nintendo Wii, além de que visualmente, ele aparenta ser uma versão modificada desse, levemente mais largo e bordas arredondadas.
O Wii U, cujo nome promove uma alusão fonética às palavras inglesas "We You" (Nós você), é o novo esforço da Nintendo para atrair tanto os jogadores mais voltados para jogos (os ditos hardcore gamers) quanto os casuais. Com um poderoso processador multicore da IBM, o aparelho é capaz de produzir imagens em alta definições semelhantes (ou superiores) aos adversários Microsoft Xbox360 e Sony PS3, embora a BigN ainda não tenha liberado mais detalhes de suas especificações técnicas. O que se sabe até agora, é que o console possui retrocompatibilidade com o Wii (sem uso de recursos de upscalling) e será capaz de ler mídias DVD simples e de dupla camada além de possuir mídia própria em formato proprietário, com capacidade de armazenamento semelhante à utilizada pelos Blu-ray Discs do Playstation 3. Além disso, o sistema possuirá 4 portas USB e suportará expansão de memória interna através de SD cards e HDs externos ou memória flash embutida.
Mas por que tão pouco foi falado do aparelho? Ah meus amigos, é porque todo o foco da apresentação do Wii U não estava no console em si, mas no novo controlador apresentado pela Nintendo.
O Novo controler da Nintendo: Tablet, joystick,telefone,prancheta, portátil e quantas funções mais imaginar
Apesar de ainda não possuir um nome definido para o controlador, o mesmo parece ser a principal inovação do Wii U. A primeira vista, ele parece ser uma boa mistura de um tablet PC, um 3DS (atual dispositivo portátil produzido pela Nintento) e o U-Draw (um dos últimos acessórios lançados para o Wii e o qual simula uma prancheta de desenho para uso do jogador), afinal o primeiro vídeo mostrando as funcionalidades do joystick dotado de tela de 6,2 polegadas, dois direcionais analógicos, quatro botões de face, quatro botões de ombro, câmera, microfone, acelerômetro e giroscópio deixou claro que o mesmo pode ser usado para jogar em conjunto com a tela da TV, somente usando a tela do aparelho (no caso de seus pais/irmãos/namorada/esposa/filho decidir assistir a programação da TV) e como incremento aos diversos controladores lançados para o Wii, como o Wiimote+nunchuk e o Balance board! Além disso, o controle vem com a Stylus (a canetinha utilizada no DS/3DS) possibilitando ao jogador desenhar sobre a tela sensível ao toque e ainda torna possível interagir com a TV exibindo imagens e vídeos do controlador e vice-versa, sem falar das possibilidades de efetuar vídeo chamadas em tempo real e navegar pela web. Um vídeo com as novidades do controle exibido na E3 já pode ser encontrado na Web e você pode vê-lo abaixo:
Com esse nível de inovação poderíamos então afirmar que o console fora a principal novidade deste ano na feira e que agradou a todos os que esperavam por inovações no mercado de videogames, não é? Bom, sim e não! Sim, por que para a crítica em geral presente na feira a novidade foi bem elogiada e conceituada em suas análises, mas os investidores da Nintendo não compartilharam deste sentimento. Ao que se imagina, os investidores esperavam ver da fabricante uma completa inovação em termos de software, o que não fora concretizado posto que os poucos títulos divulgados para o console não apresentaram nenhuma real melhora em termos de gráficos quando comparados aos principais concorrentes. Tanto é, que as ações da empresas na bolsa caíram 5,7%, chegando a um valor por ação de 16.930 ienes considerado o mais baixo alcançado pela Nintendo desde 2006. "As pessoas esperavam ver mais em um grande evento como a E3, mas o que foi mostrado não foi nada além do que já sabíamos." disse o analista Yusuke Tsunoda em entrevista a Bloomberg
Entretanto, ainda existe muito tempo entre o anúncio do Wii U e seu posterior lançamento (previsto para a metade de 2012) para maiores informações da Nintendo a respeito da plataforma e sua lista de lançamentos, bastante pequena ainda. Mas, a certeza de que a o console conseguirá repetir o feito do Wii e conseguir manter a liderança do mercado de hardwares frente aos cada vez mais adaptados Sony e Microsoft? Isso ainda é algo para aguardamos um ou dois anos ainda.
Por enquanto, fiquem com mais um demo dos gráficos do Wii U:
E para dar água na bocas dos mais fanáticos pelas franquias exclusivas da empresa, segue um pouco da jogabilidade apresentada por uma demo em HD de The Legend of Zelda.
Fontes:
Omelete
Olhar Digital
Wii-Brasil
Portal Oficial do YouTube na E3
Entre outros