Por outro lado, com o advento do sistema, o restante da comunidade aficionada por tecnologia enxergou no Kinect muito mais que um simples acessório para jogos. Um sem número de aplicações práticas para o sistema foram pensadas para o nosso mundo real, mas que esbarravam sempre na "exclusividade" prometida pela Microsoft de seu invento para o Xbox 360. Esse sentimento entretanto não durou muito posto que pouco tempo após o lançamento oficial do aparelho em 2010, diversos grupos de hackers conseguiram ter acesso a seu código fonte e construir suas próprias aplicações chegando inclusive a fundar o projeto OpenKinect, uma comunidade de colaboradores que trabalham na criação e atualização de drivers para reconhecimento do acessório por computadores rodando Windows, Linux e MAC.
Agora finalmente a Microsoft rendeu-se ao óbvio e decidiu disponibilizar o Software Development Kit (SDK) da plataforma para os seus usuários de forma gratuita, desde que seja utilizada para fins não comerciais. Assim, desenvolvedores, estudantes, pesquisadores autônomos e entusiastas poderão construir suas aplicações com uma maior profundidade no reconhecimento de movimentos e voz usando o Kinect nas mais diversas áreas do conhecimento.
Para fazer o download do Kit de Desenvolvimento do Kinect é só clicar aqui.