Conforme noticiado no Jornal Folha de São Paulo da última quarta-feira(22/06/2011), o governo federal está planejando anunciar para a próxima semana um programa de telefonia fix voltada para a população de baixa renda, que já goza dos benefícios do programa Bolsa Família, além de deficientes físicos e aposentados. Um público alvo que de acordo com o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, será de cerca de 12,6 milhões de casas beneficiadas.
De acordo com o projeto, o usuário pagará um valor de R$ 9,50 por um plano de 90 minutos que contará ainda com isenção de ICMS. A isenção entretanto ficará a cargo de cada estado e caso não seja concedida o valor do plano subirá para R$ 13,30, entretanto o governo argumenta que o desconto não acarretará em perdas na arrecadação, uma vez que os usuários atendidos pelo programa não são usuários ativos e atualmente não pagam impostos desse tipo de serviço.
O programa de telefonia popular proposto é parte da terceira revisão do PGMU (Plano Geral de Metas de Universalização) que especifica objetivos e diretrizes para expansão da telefonia fixa e acesso à internet até 2015.