segunda-feira, maio 30, 2011

Apple X Samsung: a briga esquentou

IPad 2 e Galaxy Tab, farpas trocadas
A batalha judicial-comercial entre a Apple e a Samsung está chegando a patamares estelares. Depois da Apple conseguir acesso aos novos protótipos de tablets e celulares da Samsung que nem foram lançados ainda, a Koreana contra-ataca e quer acesso aos novos IPhone 5 e IPad 3.

Tudo começou quando a Apple entrou com um processo contra a Samsung alegando infração de patentes sob diversos aspectos do iOS, do IPhone e do IPad. A gigante de Cupertino alega que o formato e disposição dos ícones, cores, funções do SO, formato do aparelho, dentre outros, dos gadgets da Samsung são imitações dos seus produtos.

Na ação a Apple afirmou que precisava ter acesso aos protótipos da Samsung para saber se a empresa não estava infringindo suas patentes e, se fosse o caso, pedir que os produtos fossem impedidos de ser comercializados. O juiz deferiu o pedido da Apple com a condição que a vistoria seria feita apenas por um advogado da companhia e que seria supervisionada pelo representante jurídico da Samsung.

A Koreana não deixou por menos e nessa semana contra-atacou com pedido de vistas dos protótipos da Apple. A alegação é que a empresa pretende se precaver de eventuais recursos semelhantes entre produtos de ambas as empresas, assim impedindo um futuro processo de infração de patentes.

A briga esquenta e apesar dos atos parecerem meio absurdos, no fundo de tudo isso está o problemático e antiquado sistema de patentes americano, que permite que descrições, nomes e funcionalidades genéricas como "App Store" e mesmo tecnologias já amplamente difundidas no mercado de domínio público, como ícones, sejam patenteados. Aguardem os próximos capítulos dessa novela.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...