sábado, maio 16, 2009

Melhorando o sinal 3G

Vamos imaginar a seguinte situação, você está na sua casa sentado em uma escrivaninha com seu note plugado a um modem 3G, mas o sinal está tão fraco que você só consegue se conectar a rede EDGE, ou pior, a carroçal GPRS! Depois de rodar a casa inteira procurando um local melhor, você se enfurece e decide jogar o seu modemzinho pela janela! Calma, não precisa chegar a tanto! Afinal seu modem deve ter sido caro e você deve estar amarrado a uma multa estratosférica com a operadora de telefonia! Vamos apresentar nesse post alternativas melhores que ficar rodando feito uma barata tonta pela casa ou rezar para o santo das causas impossíveis.

UM CABO USB ENORME

Uma das soluções mais em conta e simples é a compra de um cabo extensor usb. Esses cabos são muito baratos e fáceis de encontrar, além de não exigirem qualquer conhecimento avançado para uso. Basta ligar o conector fêmea do cabo ao macho do modem 3G e conectar o plug macho do cabo à porta USB do seu micro, depois é só colocar o modem em um local onde o sinal fique melhor, como no alto perto das janelas. É importante saber que o comprimento máximo de um cabo USB seguindo a especificação do padrão é de 5 metros, mas cabos maiores podem ser encontrados, só que a qualidade não é garantida. Você só deve tomar cuidado com os fatores externos que podem danificar seu modem como o Sol que pode derretar a carcaça ou mesmo queimar seu aparelho e a chuva.

ANTENAS EXTERNAS

Caso o cabo USB não tenha resolvido, você pode optar por comprar uma antena externa e conectá-la a seu modem. Existem diversas opções disponíveis no mercado. A maioria dos bons modens 3G já possuem a entrada para antenas externas e a própria fabricante do modem já disponibiliza modelos a venda. O plug de conexão é padronizado, mas existem alguns modens como o E160 e E169 da Huawei que possuem plugs proprietários, nesse caso você pode optar por comprar a antena original, um pouco mais cara, ou de outros fabricantes. Há até antenas com imã para que você possa atarrachar a lataria do seu carro, ou aquela calha do seu telhado.

CANTENNA

Se a grana está curta, uma solução mais geek e tabajaresca é o uso de um sofisticado sistema de recepção de sinais conhecido como CANTENNA, ou lata de Pringles com arame! Brincadeiras a parte, a CANTENNA é basicamente um antena unidirecional caseira. Se bem confeccionada e usada corretamete, a recepção do sinal vai aumentar bastante. Geralmente as CANTENNAS são usadas em conexões wireless, mas se alterada, pode ser conectada a modens 3G. Você pode ver como construir essa belezinha nos seguites links:

2 comentários:

Unknown disse...

Olá gostaria de saber como alterar a frequência da cantenna, já que as ondas captadas pela rede wireless é diferente da 3G

Unknown disse...

Olá gostaria de saber como alterar a frequência da cantenna, já que as ondas captadas pela rede wireless é diferente da 3G

rogerpixirica@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...