terça-feira, maio 26, 2009

A Microsoft usando Software Livre?

A Microsoft todo mundo sabe, sempre agiu com ferocidade contra a filosofia do software livre chegando ao ponto de Steve Ballmer, CEO da MS, declarar em 2001 que o código aberto era como um câncer para a indústria de software. Com a divulgação do lançamento da nova ferramentas de buscas da empresa conhecido atualmente como Kumo (e abordado pelo Café com Bits nesse post) e que trabalha sobre uma estrutura de software livre, a situação parece ter mudado para a Microsoft.

Entretanto, essa mudança de paradigmas vai muito além do novo buscador da MS. Acredito que essa essa tendência iniciou basicamente na popularidade da plataforma .NET entre os desenvolvedores, formando uma comunidade colaborativa que iniciou com os fóruns e bibliotecas de estudo disponíveis no site oficial de desenvolvedores Microsoft, o MSDN. Mais tarde, surgiram o portal para desenvolvedores ASP.NET AJAX e um repositório de software assumidamente declarado como projeto open-source, o CodePlex. Nele é possível compartilhar softwares e componentes de software, categorizar os projetos por tipo, bem como visualizar os projetos mais populares e os último a serem divulgados.

Mas, não para por aí. O lançamento do portal Port25 pegou a todos de surpresa a começar pelo título "Port25 is home to open source community at Microsoft. This represents an open conversation dedicated to Linux". Mas hein? Isso mesmo caro leitor, foi isso mesmo que você leu. Na verdade, o Port25 destina-se a integração de tecnologias livres aos produtos microsoft, como por exemplo o Eclipse4SL, open-source baseado no Eclipse para desenvolvimento de aplicações ricas usando Silverlight ou lançamento de um SDK PHP para Windows Azure.

É, A briga entre software proprietário x software livre parece estar se desenrolando e já vemos um vencedor apontando . aparentemente...



1 comentários:

Unknown disse...

Bem eu acho que a Micrsoft está começando a ceder neste quesito. Isso quer dizer que ela não irá migrar completamente para o software livre, mas vai habilitar informações, bancos de dados etc. para se adequarem ao soft. livre.

Ainda acho que a briga proprietário versus livre ainda está bem longe do fim, como também agora a Microsoft entrou em posição de igualdade em relação a esta briga. Ou seja, o cabo-de-guerra se estabilizou depois desta notícia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...