quarta-feira, maio 27, 2009

Lançado Google Chrome 2.0

O navegador do Google chega a sua versão 2.0 cheio de novos recursos para tentar alcançar os rivais, no entanto, o principal trunfo do aplicativo é sua simplicidade e boa performance.

Infelizmente, grande parte das novidades do Chrome, já estão implementadas nos demais navegadores há tempos. Então não espere nada inovador ou que não esteja disponível em qualquer browser moderno. Vamos aos principais novos recursos:

  1. Modo de Tela Cheia: quando apertamos a tecla F11, o Chrome entra em modo de tela cheia. Ou seja, o mesmo passa a ocupar toda a tela e os menus, abas, etc., ficam ocultos. Para trocar as abas neste modo, basta clicar "Ctrl + Tab". Para voltar ao modo janela, basta apertar F11 novamente. Nada empolgante, uma vez que este recurso está disponível há muito tempo nos outros navegadores.
  2. Zoom em páginas: esta é outra novidade que já é comum nos outros browsers e que só agora foi implementada no Chrome. Para ampliar o conteúdo apertamos "Ctrl + " e para afastar teclamos "Ctrl -".
  3. Autopreenchimento de Formulários: finalmente este recurso básico foi implementado, nada de demais em relação à forma de funcionamento.
  4. Corretor Ortográfico: o browser integrou um corretor que ajuda na hora de escrever emails, comentários, etc. Porém o mesmo não está atualizado em consonância com o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.
As demais novidades, não passam de melhorias em recursos já existentes, como a possibilidade de remover miniaturas de uma aba em branco do Chrome.

O motor de renderização WebKit usado no Chrome e no Safari foi atualizado, melhorando, assim, a performance e a compatibilidade aos padrões web. Como consequência, no teste Acid 3, o Chrome se destaca por atingir a pontuação máxima, mas, como ainda ocorre uma falha durante o o teste, o navegador ainda precisa melhorar.

O V8, apelido sugestivo do motor de javascript do Chrome, foi melhorado. Com isso temos uma melhor performance acessando sites com interfaces ricas, típicas da web 2.0, feitas usando o conjunto de tecnologias conhecidas como AJAX.

Os desenvolvedores dizem ter otimizado partes do código do browser e corrigido mais de 200 bugs. De fato o navegador ficou bem mais estável, mesmo quando executando plug-ins de terceiros como Java e Flash.

Concluindo, apesar das melhorias e das novas funções, o navegador não fez mais do que agregar recursos que já existiam há muitos anos em seus rivais. O Chrome ficou devendo suporte à extensões e temas, que fazem do Mozilla Firefox um browser tão popular. Por outro lado, o browser está bem mais estável, leve, rápido e prático.

Para baixar o Chrome, acesse http://www.google.com/chrome e divirta-se!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...