sexta-feira, maio 22, 2009

Kumo e Wolfram Alpha - A nova cara das buscas na web

Que o Google é a ferramenta de buscas mais conhecida e usada na internet ninguém pode duvidar, chegando a 64% do mercado nos EUA. Mas por quanto tempo, ele irá manter esse posto? Se depender de algumas iniciativas de seus concorrentes, ele po ir se preparando.

A primeira iniciativa que visa concorrer com o Google.com vem da Microsoft e atende pelo nome de Kumo (que possibilidades de tradução do Japonês, pode tanto significar "Nuvem" quanto "Teia"). A ferramenta está prevista para substituir o atual Live Search e está sendo desenvolvida pela Powerset, uma empresa aquirida ano passado e que apesar de ter desenvolvido algumas soluções próprias se utiliza muito de software livre, o que pode significar que a Microsoft está mudando alguns paradigmas adotar esse tipo de solução.

Entre as novidades desse motor de buscas, está um sistema de categorização das pesquisas que permite ao usuário encontrar mais facilmente o tipo de informação que ele necessita, através de uma barra de menus laterais.




Agora se você está querendo buscas por informações estatísticas e científicas, uma alternativa é o novo sistema que entrou no ar nessa segunda feira chamado Wolfram Alpha. O sistema possui um motor de buscas de dados, portanto você não vai encontrar nele links para sites de conteúdo, que permite fazer comparações entre PIBs de países, Cotações de moedas, entre outros dados informativos. Um exemplo foi uma consulta que nosso blog fez com a palavra Coffee (Posto que o site trabalha ainda com o inglês como opção de idioma) e o Wolfram nos revelou informações como definições possíveis, informações de medida e tabelas de informações nutricionais da bebida.

Entretanto, o sistema ainda possui alguns pontos negativos. Se você, por exemplo está necessitando de referências para um trabalho científico, esqueça! O Wolfram mostra um conjunto de fontes ao fim da página, mas não é capaz de endereçar a que parte do conteúdo tal fonte serviu de referência. Além disso, os dados pesquisados não vêem diretamente da internet, mas de uma base de dados alimentada internamente pela empresa produtora da ferramenta, tornando complicado o trabalho de criar e manutenção de conteúdo com o provável crescimento em escala da ferramenta e dificultando a competição do sistema com o Google, por exemplo.


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