Caso você seja um dos proprietários desse famigerado modem pela operadora TIM, pode estar sentido dificuldades para se manter conectado. Podem existir diversas origens para esse problema, a maioria de fácil solução, mas há casos em que será preciso realizar procedimentos avançados de configuração do dispositivo.
Rede HSDPA/UMTS Instável
Esse problema ocorre devido a nossa posição geográfica desfavorável, interferências externas, distância da antena de transmissão, número de usuários conectados a mesma célula, etc. O fato é que devido a um ou mais desses problemas citados, nossa conexão cai de instantes em instantes. Nesse caso, devemos avaliar qual o motivo que está fazendo nossa conexão cair. Uma das formas de avaliação é pela intensidade do sinal de transmissão. Caso esteja fraco, devemos procurar um local mais adequado para colocar nosso modem, ou então adquirir (quem sabe fabricar) uma antena externa, conforme citado no post anterior Melhorando o Sinal 3G. Podemos verificar a intensidade do nosso sinal no programa de discagem da TIM, conforme figura abaixo.

É também importante que nós alteremos a configuração de seleção de rede do nosso discador, para podermos utilizar as redes EDGE ou GPRS em caso de falha da HSDPA/UMTS. Para isso devemos clicar "Opções", depois em "Opções de Rede", "Tipo de Rede", selecionarmos "Automático" e clicamos em "Salvar", conforme roteiro abaixo.

Modem pegando fogo
Se seus problemas de desconexão só aparecem depois que você navega por algum tempo, pode ser que seu modem esteja esquentando demais. Para verificar isto, após alguns minutos navegando, com cuidado toque o seu modem. Se o mesmo estiver muito quente, procure prover mais ventilação para o seu dispositivo, pois além de evitar o que o mesmo trave, você vai prolongar a vida útil do equipamento. Você pode fazer isso de diversas maneiras, como colocando o modem na frente da corrente de ar do ar-condicionado, ou do ventilador, ou ainda usando um cooler extra. Só não vale colocar seu modem em um saquinho plástico e mergulhá-lo num copo de gelo (pode valer a pena se você daquele tipo aventureiro)!
Firmware do Modem Desatualizado
Caso o sinal esteja bom e seu modem não esteja esquentando demais, mas ainda sim sua conexão insiste em cair. Pode ser que o fiirmware do seu modem esteja ultrapassado. Assim é necessário que baixemos o firmware mais recente para atualizar o nosso modem. O procedimento é descrito neste pdf. É recomendado fechar todos os programas abertos antes de fazer a atualização. Não me responsabilizo por quaisquer danos causados a seu modem seguindo este procedimento. Se quiser seguí-lo, é por sua conta e risco! O firmware mais recente pode ser encontrado em http://www.drei.at/ ou se preferir baixar uma versão funcional, tente esta E160Update_116042100156B409.zip.
Fontes: